RONDONOTICIAS domingo, 12 de julho de 2020 - Criado em 11/10/2001

Operação Verde Brasil alcança o 12º dia com 1.200 envolvidos

Nesta quinta-feira, 11 bombeiros militares de Israel chegaram reforçar o combate aos incêndios


Ascom 17ª Brigada

Publicada em: 06/09/2019 08:46:23 - Atualizado

RO/AC - A Operação (Op) de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) VERDE BRASIL/17 sob a Coordenação da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) e com a participação de Órgãos Estaduais e Federais, alcança o 12º dia de combate a incêndios em vegetação e repressão a delitos ambientais, com resultados expressivos, ampliação do efetivo e dos meios empregados, bem como com a abertura de novas bases no Estado do Acre. 

Além das Bases já instaladas no Parque Estadual de Guajará-Mirim/RO, na Floresta Nacional (FLONA) Jacundá/RO e na Unidade de Conservação (UC) Campos Amazônicos/AM, outras duas Bases, ambas no Estado do Acre e mobiliadas pelo 4º Batalhão de Infantaria de Selva, iniciaram a operação esta semana: uma na UC Gleba Afluente, região de Manoel Urbano, e outra na Floresta Estadual do Antimary (FEA). 

Em Rondônia, a atuação das equipes de campo e as condições meteorológicas favoráveistêm favorecido a diminuição dos pontos e focos de calor, sendo observadas pequenas áreas afetadas por incêndios florestais. Isso tem permitido que os agentes possam aumentar a fiscalização nos ilícitos ambientais, como desmatamento e extração ilegal de madeira. No Estado do Acre, após a capacitação de militares do Exército pelo Corpo de Bombeiros ilitar, as ações passaram a ocorrer de forma integrada com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA-AC), nos municípios de Manoel Urbano, Plácido de Castro, Santa Rosa do Purus, Cruzeiro do Sul, Marechal Traumaturgo, na região de São Salvador, na Reserva Extrativista Chico Mendes e na Floresta Estadual do Antimary (FEA).

1.200 envolvidos

Ao todo, já são mais de 1200 homens e mulheres envolvidos direta ou indiretamente na Operação. Na parte logística, a 17ª Bda Inf Sl já conta com 73 viaturas (Viaturas Auto Combate a Incêndio Florestal, Caminhões Tanques, Micro-ônibus, Vans, Caminhonetes 4x4, ambulâncias, quadriciclos e motocicletas) e 9 aeronaves (5 Helicópteros, 2 Airtractors e 1 Caravan 1 Baron) empregadas na Operação. 

Até o momento, já é possível mensurar os seguintes resultados: 

- 18 lançamentos de C-130 (12.000 litros cada) e 26 lançamentos de “Air Tractor” (2.000 litros cada), totalizando cerca de 268.000 litros de água; 

- 39 focos de incêndio combatidos, 1 incêndio apagado na Floresta Nacional (FLONA) Bom Futuro e 1 incêndio controlado na FLONA Campos Amazônicos; 

- 41 m³ de madeira apreendida; 

- 19 Termos de Infração lavrados, no valor total de R$ 4.462.600,00 em multas; 

- 8 detidos; 

- 5 acampamentos destruídos e apreensão de 1 caminhão, 5 motocicletas, 3 motosserras, 5 espingardas, 7 munições e 1 GPS; 

- 43 revistas em caminhões, carros e motos; 

- pessoal em solo realizando combate aos ilícitos ambientais de forma ininterrupta; e reconhecimentos aéreos por meio de sobrevoos de monitoramento nas áreas de Operações. 

Reforço

Nessa quinta-feira (5), à noite, 11 bombeiros militares de Israel chegaram a Porto Velho/RO para auxiliar no combate aos focos de incêndios na região. Após uma ambientação no Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa (MD) em Brasília, a equipe de Israel vem para atuar na área da 17ª Bda Inf Sl a partir da sexta-feira (6 SET). Os israelenses operam equipamentos integrados com drones, que apoiam na avaliação da direção de propagação das chamas.

A Op VERDE BRASIL/17 ocorre em ambiente interagências, com o máximo de integração com Instituições Federais e Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF) dos Estados de RO e do AC, dentre os quais podemos citar: 17 a Bda Inf Sl; ALA 6; Força Nacional (FN), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Equipes de Prevenção e Combate a Incêndios do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Polícia Militar Ambiental, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Nessa Operação estão sendo empregados meios satelitais online para identificar os focos de calor e poder direcionar os seus meios para debelá-los, com o esforço e o material necessário, realizando judicioso estudo antes de utilizá-los. 

LEIA MAIS: 1ª semana da Operação Verde Brasil resulta em quase R$ 1 milhão em multas e 8 presos

Imagens: Operação Verde Brasil/17


MATÉRIAS - DENÚNCIAS - VÍDEOS - FOTOS

Fale com a redação do Rondonotícias redacao@rondonoticias.com.br