RONDONOTICIAS sexta-feira, 6 de dezembro de 2019 - Criado em 11/10/2001

Após vazamento de áudios, Polícia Civil de Rondônia afasta delegados da Draco

Diretor geral da PC/RO pediu apuração do caso e que MP investigue a imprensa


Rondonoticias

01/11/2019 09:54:50 - Atualizado

PORTO VELHO RO - Após o vazamentos de áudios atribuídos ao delegado Júlio César de Souza divulgados no início desta semana e que fazem revelações envolvendo a Operação Pau Oco e autoridades estaduais como o presidente do Tribunal de Justiça, Walter Waltemberg e o ex-governador do Daniel Pereira, o diretor geral da Polícia Civil de Rondônia (PC/RO) delegado Samir Fouad Abboud determinou o afastamento de delegados da Draco (combate ao crime organizado) do interior.

Em Nota divulgada na noite dessa quinta-feira (31), o diretor da PC/RO, diz que a instituição preza pela legalidade e que também encaminhou ofício ao Ministério Público para que a imprensa seja investigada no caso (Confira a nota abaixo). 

Conversas

No primeiro áudio vazado, o delegado revela alterações em transcrições de conversas entre de investigados na Operação Pau Oco, que investiga possíveis atos de corrupção na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental e diz que a partir disso, o desembargador que cuida do caso foi levado a erro. 

Na conversa, ele afirma ainda que essa transcrição serviu para envolver o ex-governador Daniel Pereira, mas disse que não existiam provas contra o ex-governador. Mesmo assim, a Polícia Civil cumpriu o mandado de busca e apreensão no dia 12 abril deste ano em desfavor de Daniel Pereira.

Em outro áudio, há citação do presidente do Tribunal de Justiça, Walter Waltemberg e uma articulação política. Na gravação, o delegado fala na  possibilidade de seus colegas de Polícia Civil “terem o gostinho de trabalhar diretamente com o procurador geral da República” para “prender o presidente do Tribunal de Justiça”, mas não explica se existe alguma investigação contra o magistrado.

A declaração do delegado provocou estarrecimento no Poder Judiciário e nela, envolve ainda diretamente, o diretor Geral da Polícia Civil.

OUÇA O ÁUDIO

AÚDIO Delegado

LEIA MAIS: Polícia Civil de RO teria incriminado falsamente ex-governador, revela áudio de delegado

Agentes da Lei em RO promoveram sofrimento e desonra de pessoas, diz Daniel Pereira

Após revelação e ataques em áudios, cúpula da Polícia Civil afasta delegados e manda investigar imprensa


Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.