• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Reparos na Casa do Albergado, RO, serão feitos sem transferência de presos, diz Sejus

Gerente da Sejus também anunciou início de atividades de ressocialização ainda no mês de janeiro. Celas foram danificadas em rebelião na última segunda-feira (8).


G1

Publicada em: 11/01/2018 09:13:29 - Atualizado

ARIQUEMES, RONDÔNIA - As obras de reparos nas celas da Casa do Albergado de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, serão realizadas com os presos dentro da unidade. Segundo a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), os trabalhos começaram nesta quarta-feira (10).

O gerente geral da secretaria, Davi Martins, reforçou que o Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape) permanece na unidade para impedir novas fugas e rebeliões, como a da última segunda-feira (8), quando as celas foram depredadas.

"Não será necessária a tranferência dos internos. Enquanto não concluirmos a reforma, o Gape permanece na unidade para fins de segurança. Mas eu asseguro que o clima aqui está bem tranquilo", declarou.

Davi revela que os principais danos foram em portas, uma parede quebrada e instações elétricas e hidráulicas.

Ele ainda anunciou que até o fim de janeiro devem começar atividades de ressocialização, que foi um dos pontos discutidos em uma reunião com representantes de diversos orgãos na terça-feira (9). Dentre os trabalhos está a recuperação da rodovia estadal que dá acesso à Buritis (RO). O trabalho deve ser feito por 15 apenados da unidade.

"Mais tardar dia 25 iniciaremos aqui o funcionamento da fábrica de manilhas, em uma parceria entre DER e Sejus. Só nessa atividade serão empregados 40 apenados", disse Martins sobre o trabalho dentro do presídio.

À Rede Amazônica, o gerente disse que os presos voltaram a receber alimentação normalmente e que a situação no presídio segue totalmente controlada. No entanto, um grupo de familiares do presos permanece nos arredores da unidade com medo de que uma rebelião volte a acontecer.


Fale conosco