• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Deputado convida população para os 36 anos da Constituição Estadual

Lançamentos da Edição Comemorativa, e dos Concursos de Redação e para escolha da bandeira oficial da Assembleia, são alguns destaques do evento


Jaqueline Alencar / Rondonoticias

Publicada em: 01/08/2019 13:24:08 - Atualizado

PORTO VELHO RO - O Programa a Voz do Povo, apresentado pelo jornalista e advogado Arimar de Souza Sá ao vivo de segunda-feira à sexta-feira do meio-dia às 13 horas na capital em pela Rádio Caiari 103,1 e pela Antena FM em Rede Estadual, recebeu nessa quarta-feira (31), o deputado estadual e 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE RO) Ismael Crispin.

Fã confesso do apresentador do programa, na entrevista, o deputado falou sobre as comemorações em torno dos 36 anos de promulgação da Constituição Estadual e que marcam o retorno das atividades do Legislativo Estadual e sobre as prioridades para o mandado dele.

De acordo com o parlamentar, nomeado presidente da comissão especial do evento, que acontece 6 a 9 de agosto, 14 instituições estão envolvidas no processo de rememoração a história da Carta Magna do Estado.

Na programação, lançamento de galeria de fotos dos constituintes e ex-presidentes da ALE/RO, de um selo comemorativo dos Correios, do exemplar da Edição Comemorativa da Constituição Estadual, e do edital dos Concursos de Redação e para escolha da bandeira oficial da Assembleia Legislativa, além de seminários e conferências.  

De acordo com o Ismael Crispin a proposta das comemorações dos 36 anos da Constituição Estadual é reconhecer o trabalho desenvolvido por todos os ex-deputados.

“Rondônia é um Estado que avançou muito ao longo desses 36 anos. Muitos estão esquecendo da história de Rondônia, e essa semana especial será o momento ideal para que todos possam refletir e valorizar o trabalho realizado”, afirmou, convidando toda a população para participar do evento.

Geração de emprego

A geração de emprego e renda, segundo o parlamentar, é uma das suas principais bandeiras de luta. Para ele, a máquina pública não tem condições de absorver o desemprego, mas precisa criar alternativas.

“O maior número de empregos gerado em Rondônia está no interior, e não capital”, disse, baseado em um levantamento feito pela Assessoria de Gabinete. 

Diante do resultado, acredita que há necessidade de atrair mais indústrias, que, conforme ressaltou, ainda são poucas no estado. “A moçada está chegando. Estamos formando médicos, engenheiros, advogados. E esse povo precisa trabalhar”, complementou, citando que um dos caminhos, também passa pela agroindústria, que já foi discutida em uma Audiência Pública no Legislativo Estadual com objetivo de aprovar projetos de lei em favor das agroindústrias.

Saúde

Outro setor que precisa ser tratado com prioridade na opinião do deputado, é o da saúde. A preocupação lembrou, deve-se ao fato de que alguns municípios do estado chegam a 33% do orçamento para atender área, inviabilizando investimentos.

“Já estamos debatendo isso no sentido de pulverizar o estado. Temos alguns serviços, por exemplo, que são pagos pela tabela do SUS como exames de imagens. Então se temos a oferta dos serviços no município, porque não contratarmos uma empresa que o ofereça pelo mesmo valor? Se resolvemos isso, já melhoramos a qualidade de vida da população”, explanou.

Entre outros projetos prioritários, Ismael Crispin citou a agricultura e o agronegócio com foco na manutenção do homem no campo, responsável pelo maior PIB do estado.

Por outro lado, o deputado disse que ainda vê dificuldades por parte do Governo em implantar programas como o da cadeia produtiva do leite que pode viabilizar até a exportação, mas enfrenta problemas na hora de negociar e agregar valor ao produto.

“Mas temos que pegar as bandeiras e temos que e levá-las até concluí-las”, afirmou.

Perfil

Também no programa, Ismael Crispin contou um pouco da sua trajetória. Paranaense de Cascavel, ele chegou à Rondônia em 1985 com a família no intuito de desbravar o estado, ao qual continua dizendo que ainda é o novo El Dourado, como é conhecido pelos pioneiros migrantes.

Foi vereador por seis anos em São Miguel do Guaporé aonde reside com a esposa e dois filhos e contou que entrou na vida política por insistência de amigos. Chegou a cogitar a se candidatar as eleições para prefeito, mas acabou desistindo. Antes disso, era gerente de supermercado, e está concluindo o 9º período do curso de Direito.

“E a política é algo engraçado, porque você acaba entrando por incentivo de amigos, e devido à postura, acaba criando alguns inimigos e fica na resistência exatamente por causa deles”, descontraiu.

Eleito deputado estadual com 8.307 votos, sendo 6.044 somente na cidade onde mora, considera que o fato de ser ficha limpa, o que o levou a fazer o convite ao eleitor para reflexão, foi o principal motivo que o levou a vitória nas urnas.

Ainda no A Voz do Povo, o parlamentar falou sobre outras ações que estão sendo desenvolvidas por ele junto ao Legislativo, e respondeu a perguntas dos ouvintes.

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

 A VOZ DO POVO - ENTREVISTA DEPUTADO ISMAEL CRISPIN


Fale conosco