• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

Morre em Brasília aos 80 anos ex-senador Odacir Soares


Publicada em: 12/09/2019 21:01:06 - Atualizado

PORTO VELHO - RO -  Faleceu no início da noite desta quinta feira, 12, aos 80 anos, o  ex-senador Odacir Soares Rodrigues. Ele convalescia  em Brasília e enfrentava um câncer. Odacir completaria 81 em 31 de outubro próximo. 

Soares era advogado,  acriano de nascimento, jornalista e um dos políticos mais experientes  com atuação política em Rondônia. Foi prefeito de Porto Velho por duas vezes, deputado federal e senador por 16 anos, com destacado papel da defesa dos interesses do povo de Rondônia .

No Rio de Janeiro, onde residiu por vários anos, atuou como repórter das revistas Manchete e Fatos e Fotos, do extinto Grupo Editorial Bloch. A veia intelectual o levou a se formar em Direito e Ciências Sociais pela antiga Faculdade Nacional de Direito, na capital carioca.

Veio para Rondônia em 1967, a convite do Governador Flávio de Assunção Cardoso para exercer encargo de Secretariado de Segurança do Território Federal de Rondônia. Posteriormente, exerceu diversos cargos como Chefe de Gabinete do Governador e foi também o primeiro Presidente da Caerd. 

Foi prefeito de Porto Velho em duas ocasiões. Em 1970 e em 1975. Assumiu o mandato de Deputado Federal pelo Território de Rondônia em 1980, com o afastamento do Deputado Isaac Newton.

Foi eleito Senador de Rondônia duas vezes, em 1982 e em 1990. Seu último cargo público foi o de Chefe da Casa Civil no Governo Cassol.

Deixa viúva a rondoniense Leinha Sadeck Soares e quatro filhos: Silvia, Rodrigo, Ana Beatriz e Cristiane.

O velório e sepultamento será em Brasilia.


Fale conosco