• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 27 de abril de 2024

"Até agora não consegui agenda com o governador", diz Lazinho da Fetagro

No Programa, parlamentar falou sobre agenda cumprida em Sobral (CE) modelo em educação no país. Segundo ele, ações podem ajudar a melhorar o IDEB de Rondônia


Rondonoticias

Publicada em: 16/10/2019 08:45:12 - Atualizado

PORTO VELHO RO – O Programa a Voz do Povo, apresentado pelo jornalista, advogado e diretor do Rondonoticias Arimar de Souza Sá, que vai ao ar ao vivo de segunda-feira à sexta-feira do meio-dia às 13 horas em Porto Velho pela Rádio Caiari 103,1 e pela Antena FM em Rede Estadual, recebeu nessa terça-feira (15), o deputado Lazinho da Fetagro, presidente do PT de Rondônia.

No programa, Lazinho da Fetagro que também é presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), parabenizou os professores pelo dia comemorativo, e destacou que o mandato parlamentar não pode se restringir à discussão de emendas, por isso, tem tido a responsabilidade de além de destinar os recursos, fiscalizar e propor leis, também tem se preocupado com as políticas públicas em favor da população.

Entre elas, citou a revitalização do café, proposta enquanto presidente da Comissão da Agricultura no Legislativo Estadual, da cadeia produtiva do Cacau e outras do setor. Hoje como representante da educação, fez um levantamento das Escolas do estado, detectou deficiências como por exemplo, na infraestrutura com a falta de espaço para lazer e esporte, salas de aula sem acessibilidade e também bons exemplos como salas climatizadas, e professores envolvidos em projetos que têm dado excelentes resultados.

O relatório, de acordo com ele, foi entregue ao Governo do Estado e já se transformou em ações como: reformas, estruturação, e educação inclusiva com a contratação de profissionais.

IDEB

Também que neste sentido, o deputado citou foi realizado por sua equipe de apoio, um levantamento sobre  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e constatou que Ji-Paraná tem o maior índice com 6.8.

O maior índice do estado, se comparado à Sobral, Ceará, cidade modelo onde cumpriu agenda de trabalho recentemente e que é referência no país e até internacional, com 22 anos de planejamento na área da educação, e com um índice alcançado em 2018 de 8.8, ou seja, uma média bem maior.

Na cidade modelo, Lazinho disse que constatou várias situações possíveis de serem adotadas em Rondônia. Em termos de investimento, é praticamente o mesmo, 26% do orçamento nos últimos anos.

“Então, vimos que este não é o problema. Mas o diferencial está nas ações”, observou o deputado citando entre elas o respeito ao educador, que na cidade cearense, recebe incentivos através de um Instituto de Avaliação que detecta problemas no alunado e corpo docente, atendimento psicológico e apoio do Ministério público.

Audiência

Outro bom exemplo visto pelo parlamentar durante a sua agenda de trabalho acompanhado dos colegas parlamentares: Alex Redano (Republicanos), Adelino Follador (DEM) e Cirone Deiró (Podemos) na cidade, é que 90% do material didático é feito pelo próprio município.

“Além de melhorar a qualidade de professores, todas as práticas adotadas por eles evita a evasão Escolar e prepara melhor os estudantes para o futuro”, avaliou, acrescentando que a as ideias e bons exemplos conhecidos em Sobral, segundo o deputado serão apresentadas em uma Audiência que será realizada na Assembleia Legislativa com a presença do diretor do Google, que conta com ferramentas da internet utilizadas como modelo de educação diferenciada.

As propostas também foram apresentadas ao Governo do Estado visam contribuir para melhorias na educação em Rondônia através da elevação dos índices do IDEB. “A educação perpassa de cada município para todo o país. E é um dever dos pais educar o filhos, e da Escola  proporcionar conhecimento. Nossa meta é fazer com que isso aconteça”, salientou, destacando que no próximo ano, deve ir com a Comissão á São Mateus, no Espírito Santo, que é referência no país em Educação Rural.

“Se conseguirmos adotar essas boas práticas e fazer com que elas funcionem em pelo um dos municípios, já teremos um bom resultado”, afirmou.

Ainda no a Voz do Povo o deputado falou sobre outras ações que têm sido realizadas por ele e a comissão da educação da Assembleia em favor do estado, respondeu a perguntas dos ouvintes e explanou sobre outros assuntos de interesse de todos e reclamou: "até hoje ainda não consegui uma agenda com o governador", e completou: "já disse que o Governo tem de tirar o pé de chão. Estamos com 90% das estradas com problemas a serem resolvidos. Temos vários problemas na saúde e outros setores. O prazo para se adequar já passou".

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

A voz do povo - Entrevista Deputado Estadual Lazinho da Fetagro


Fale conosco