• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 23 de dezembro de 2024

Prefeitura e Governo buscam solução para água tratada e esgoto

Objetivo é firmar um termo de cooperação com respaldo jurídico, estipulando etas e responsabilidades de ambas as partes


Comdecom

Publicada em: 19/02/2020 10:46:58 - Atualizado

PORTO VELHO RO - Dispostos a solucionar o problema da falta de saneamento básico em Porto Velho, especialmente quanto ao fornecimento de água tratada e esgoto sanitário, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves e o governador Marcos Rocha, se reuniram na tarde desta terça-feira (19/2), no Palácio Rio Madeira, sede do governo estadual.

Hildon Chaves falou inicialmente dos estudos contratados pela Prefeitura, por meio do Conselho Gestor de Parceria Público-Privada (CGP/PVH), sobre “modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica para implantação, expansão, readequação, operação e manutenção do sistema de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto sanitário no Município”, realizados por três grandes empresas com expertise no setor, os quais foram concluídos e apresentados no ano passado.

“Já estamos bem avançados, mas é necessário trabalharmos em parceria, já que a Companhia de Água e Esgotos de Rondônia (Caerd), ligada ao Governo Estadual, é a detentora do contrato desde 2009, para fornecer esses serviços a nossa população. Acredito que podemos construir um entendimento com respaldo jurídico, com metas e prazos a serem cumpridos de ambas as partes”, pontuou o prefeito.

Ainda conforme Hildon Chaves, o Município se compromete em fornecer ao Estado os estudos técnicos que já estão prontos. Por sua vez, o governo ficaria responsável pelo processo de licitação, com anuência da Prefeitura.

Marcos Rocha, por sua vez, também declarou ter todo interesse em resolver a questão e determinou aos secretários Luiz Fernando (Finanças) e Sérgio Gonçalves (Indústria e Comércio) que tomem as medidas necessárias para acelerar a formalização da parceria com o Município. “Nós também queremos resolver esse problema”, frisou o governador.


Fale conosco