• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 1 de maio de 2024

Esses são os sintomas silenciosos de TDAH para você ficar atento

Alguns sintomas podem passar despercebidos e por isso são considerados silenciosos


emoff

Publicada em: 05/04/2024 17:24:42 - Atualizado

Muito se fala nele, mas você sabe realmente o que é o TDAH? O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, que se caracteriza por desatenção, desassossego e impulsividade. Alguns sintomas podem passar despercebidos e por isso são considerados silenciosos.

O transtorno se tornou pauta nas redes sociais, no entanto é difícil diagnosticá-lo. Já que tem uma combinação grande de sintomas e podem ter diferentes graus de intensidade. O TDAH tem causas genéticas, os genes são responsáveis por uma predisposição à disfunção, que geralmente se manifesta na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida.

Estudos do Instituto Paulista de Déficit de Atenção (IPDA) indicam que de 3% a 7% das crianças e adolescentes em idade escolar são diagnosticadas com o transtorno. A doença não tem cura, mas seus sintomas podem melhorar em algumas pessoas na fase adulta. Ainda assim, entre 50% a 60% dos diagnosticados continuam apresentando problemas relacionados à condição na fase adulta.

Sintomas silenciosos

Os sinais que um indivíduo está enfrentando TDAH podem ser classificados em duas categorias: desatenção e hiperatividade-impulsividade. Entre os sintomas de desatenção, destaca-se o desinteresse em seguir instruções e concluir tarefas, a dificuldade para manter o foco e o hábito de perder objetos necessários para atividades cotidianas.

Por outro lado, na categoria hiperatividade e impulsividade, os sintomas comuns são o excesso de energia, a necessidade de movimentar-se constantemente e a dificuldade em esperar a sua vez ou controlar a fala, interrompendo frequentemente a conversa de outros.

Diagnóstico de TDAH

Para se concluir um diagnóstico de TDAH, um fator predominante desta condição é quando uma criança possui ao menos seis sintomas de desatenção ou de hiperatividade e impulsividade por pelo menos seis meses, de forma incompatível com o seu nível de desenvolvimento.

Para maiores de 17 anos, ao menos cinco sintomas em uma das áreas já são suficientes para levantar suspeitas. Nessas situações, o acompanhamento de um especialista é indispensável. A detecção do TDAH é feita através da avaliação clínica do médico, visto que não existe um teste específico para confirmar a presença do transtorno. O profissional observa a prevalência dos sintomas, o contexto em que ocorrem e outros fatores.

Tipos de TDAH

O TDAH pode ser classificado em três tipos, dependendo da predominância dos sintomas:

  • TDAH predominantemente desatento: a principal manifestação são os sintomas de desatenção;
  • TDAH predominantemente hiperativo-impulsivo: a maior parte dos sintomas estão relacionados à hiperatividade e impulsividade;
  • TDAH combinado: quando os sintomas de ambas categorias estão igualmente presentes;

    Indivíduos com TDAH apresentam mudanças estruturais no cérebro, como alterações na região frontal e nas conexões entre células nervosas. Essas alterações podem ser causadas por fatores genéticos ou ambientais.

Existe tratamento para TDAH?

O TDAH deve ser tratado de modo combinado com medicamentos, psicoterapia, e se necessário, fonoaudiologia (quando houver transtornos de fala e ou de escrita). É muito importante também a orientação aos pais e professores, utilizando ensino de técnicas específicas para o paciente.

É necessário acompanhamento especializado, uma vez que causa dificuldades no ambiente escolar, no trabalho, e afeta negativamente o relacionamento com outras pessoas. E também por estarem sujeitos a desenvolver distúrbios psiquiátricos, como ansiedade e depressão.


Fale conosco