RONDONOTICIAS quarta-feira, 17 de outubro de 2018 - Criado em 11/10/2001

Entenda as funções da saúde e bem estar de testosterona no organismo feminino

Hormônio promove bem-estar para mulher quando está equilibrado


Notícias ao MINUTO

24/09/2018 11:47:03 - Atualizado


testosterona é conhecida popularmente como o hormônio masculino, porém ela também está presente no organismo feminino, só que em pequenas quantidades e com o objetivo de realizar funções muito importantes para a saúde das mulheres.

Segundo a ginecologista de São Paulo, Dra. Maria Elisa Noriler, mulheres jovens saudáveis produzem cerca de 250 mcg de testosterona por dia, dos quais cerca da metade é derivado dos ovários e metade das glândulas supra-renais. “Entre suas funções estão a de ajudar no aumento de massa muscular, disposição física, melhorar a libido sexual, ajudar no emagrecimento, auxiliar com efeito cardioprotetor e até elevar a capacidade de memória”, explica a especialista.

Entretanto, vale lembrar que a testosterona precisa ser produzida pelos ovários em níveis equilibrados, já que a sua falta, que pode ser causada por medicações, má alimentação, sedentarismo e algumas doenças, podem causar prejuízos a saúde da mulher. No caso oposto, quando há excesso do hormônio, também pode ser prejudicial ao corpo feminino e apresentar outros sintomas, como alterações na menstruação, aparecimento de acne, alteração da voz, aumento de pelos no corpo e queda de cabelo.

Por isso, caso seja percebido algum desses sinais durante sua rotina, o ideal é procurar um especialista para realizar uma avaliação. “O diagnóstico é realizado por meio da análise das queixas clínicas e exames laboratoriais que avaliam a quantidade do hormônio no organismo. Já o tratamento varia desde medicações em forma de adesivos, géis, injeções e até mudanças no hábito de vida”, finaliza a especialista.


Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.