• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

7 em cada 10 pessoas internadas por Covid têm sequelas por até 5 meses

No quadro Correspondente Médico, Fernando Gomes diz que pacientes recuperados devem procurar tratamento para sintomas persistentes...


cnn

Publicada em: 25/03/2021 15:37:38 - Atualizado

Um novo estudo feito no Reino Unido mostra que sete em cada dez pacientes hospitalizados por Covid-19 não se recuperam totalmente mesmo depois de cinco meses de alta médica. A pesquisa feita pela Universidade de Leicester analisou cerca de mil pessoas que ficaram internadas entre março e novembro do ano passado.

A maioria dos pacientes recuperados apresentou uma média de nove sintomas da doença, mesmo após o fim da infecção. Na edição desta quinta-feira (25) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou que sequelas pós-infecções não é algo exclusivo do coronavírus e, nesses casos, é preciso buscar tratamento médico.

"A presença de dor, fraqueza nos membros, às vezes a sensação de falta de ar, perda de memória a curto prazo, dor muscular, fadiga, desaceleração física, insônia, inchaço nas articulações - em linhas gerais, é o que foi relatado nessa pesquisa [de sequelas] e temos notado isso em pacientes que nos procuram no consultório", listou o especialista.

"Muitas vezes, nosso corpo vai agir como se tivesse 'levado uma surra', no bom sentido, e isso pode perdurar por muito tempo, mesmo que ele tenha conseguido combater o coronavírus e eliminá-lo", explicou Gomes. "Isso não é algo exclusivo do coronavírus. A chikungunya também é descrita com dores musculares por muito tempo [após a infecção]. É de se esperar que isso venha acontecer, ainda estamos tratando e diagnosticando isso", completou.


Fale conosco