• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 27 de abril de 2024

Governo nega que determinou paralisação do WhatsApp

'Seu aparelho vai pedir atualização, pois não atualize, ele vai bloquear de imediato', diz mensagem falsa


Notícias ao Minuto

Publicada em: 06/09/2018 09:15:32 - Atualizado

informação de que o governo brasileiro determinou a paralisação do WhatsApp às 23h para dificultar a comunicação entre caminhoneiros é falsa. O conteúdo foi repassado por leitores para o Folha Informações, canal de checagem de boatos e notícias falsas do jornal.

"Seu aparelho vai pedir atualização, pois não atualize, ele vai bloquear de imediato", diz o viral. A mensagem faz parte de uma onda de boatos desde sábado (1º), quando começou a circular alertas sobre o possível retorno da greve dos caminhoneiros.

A reportagem entrou em contato com os representantes do aplicativo de mensagem, que negaram que a corrente seja verdadeira. Em nota, o WhatsApp diz não ter posicionamento sobre o assunto e que a informação não procede.

Sobre a suposta paralisação, a reportagem contatou líderes dos grupos de caminhoneiros que participaram da paralisação em maio deste ano, como como Wallace Landim (Chorão) e Salvador Edimilson Carneiro (Dodô), que reforçaram não existir nenhuma mobilização programada.

Segundo Carneiro e Landim, os caminhoneiros estão organizando um ato para o dia 12 de setembro, na sede da ANTT, em Brasília. "Acho que [parar agora] é um tiro no pé. Tem gente infiltrada tentando usar a categoria como massa de manobra", afirma Landim.

Se recebeu alguma informação que acredita ser falsa, comunique o WhatsApp da Folha (0-xx-11 99490-1649). Pode ser áudio, vídeo, corrente, imagem ou notícia que circule pelo aplicativo ou por redes sociais, como Facebook, Instagram ou Twitter. O jornal fará uma seleção do conteúdo a ser checado e publicará o resultado desse trabalho. 


Fale conosco