• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Terroristas podem passar a usar robôs assassinos, dizem cientistas


Noticias ao minuto

Publicada em: 02/12/2017 10:57:59 - Atualizado

Os cientistas emitiram uma advertência ao parlamento do Reino Unido, revelando o risco de os grupos terroristas e até alguns Estados poderem usar a inteligência artificial para fabricar robôs assassinos nos próximos anos.

No relatório submetido à Câmara dos Lordes nesta semana, os especialistas dizem que os extremistas estão tentando roubar automóveis não tripulados para planejar ataques semelhantes aos já cometidos, como por exemplo na Ponte de Westminster, em Londres, em 22 de março.

Especificamente, os autores do documento detalham que os terroristas estão em vias de desenvolver armas autônomas que lhes permitam "puxar o gatilho" sem intervenção humana, relata o jornal Daily Mail.

Alvin Wilby, funcionário da empresa militar francesa Thales, acredita que "em um futuro próximo" os países-pária poderão obter armas robóticas. Nesse sentido, o aumento de carros autônomos que usam computadores a bordo oferece aos terroristas uma nova oportunidade de realizar seus ataques.

"Se o carro de alguém é reprogramado para matar pedestres, torna-se uma arma autônoma, uma ameaça terrorista real. O gênio saiu da garrafa e a capacidade está aí", disse.

Por outro lado, Mike Stone, funcionário do Ministério da Defesa do Reino Unido, considera inevitável que isso aconteça e adverte sobre o papel que os chamados "Estados rebeldes" poderiam desempenhar.

"A Coreia do Norte e o Irã estão na lista das mentes da maioria da gente", especificou.


Fale conosco