• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Em parceria com ONG´s, faculdade de RO realiza “Castrações Solidárias”

Projeto oferece também cirurgias para animais de pequeno, médio e grande porte


Folha do Sul

Publicada em: 29/10/2019 12:14:57 - Atualizado

VILHENA RO - A Faculdade Marechal Rondon (Faron) através do Curso de Medicina Veterinária da instituição, vem oferecendo à comunidade de Vilhena, serviços voltados à saúde animal, com atendimento clínico e cirúrgico de pets e animais de grande porte.  

Segundo a assessoria da Faculdade, os atendimentos são realizados pelos estudantes sob a tutela dos professores, complementares às disciplinas do curso. A instituição conta com centro cirúrgico em funcionamento, onde são realizadas diversas intervenções em animais de pequeno, médio e grande portes. “Há alguns dias foi realizada uma cirurgia no olho de um cavalo”, revelou.

Castrações Solidárias

Também conforme a assessoria, a castração de cães e gatos é recorde entre as cirurgias realizadas pela instituição, que mantém parceria com ONGs que se dedicam a acolher animais em situação de rua, cuidar, castrar e buscar um novo lar para eles.

A parceria possibilitou a realização do projeto “Castrações Solidárias”, que em duas edições realizadas nos meses de junho e agosto, e que contou também com a parceira da Prefeitura de Vilhena, foram castrados cerca de 150 animais. 

“As castrações desses animais têm, além da função social, a função da promoção da saúde pública, pois contribui para a diminuição da transmissão de doenças”, destaca a assessoria da Faron.

De acordo com a faculdade, está em fase final de construção o novo complexo, onde serão instaladas as novas salas de aulas e, com espaço mais amplo, a clínica e o Centro Cirúrgico. “Com a clínica em pleno funcionamento, no ano que vem, a tendência é que esses atendimentos passem a acontecer rotineiramente”.

A instituição investe em infraestrutura do campus para oferecer ferramentas que irão propiciar aos estudantes uma melhor aprendizagem. Nestes termos, além do novo prédio, que abrigará a clínica e o centro cirúrgico, a Faron também construiu um aviário com capacidade de receber entre 60 e 100 aves e dois tanques para o estudo da piscicultura. 

Nos dois casos, as novas ferramentas serão usadas tanto para pesquisas e estudos do curso de Medicina Veterinária, quanto pelos estudantes de Agronomia.

Ainda segundo a Faron, estudantes e professores da faculdade irão conduzir uma pesquisa com aves, com o intuito de melhorar os aspectos cor e consistência da carne de frango. A instituição já tem turmas nos cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Engenharia Civil, está com as inscrições abertas para o vestibular que formará a primeira turma do curso de Engenharia Florestal. As inscrições devem ser feitas até o dia 27 de novembro.
 
 


Fale conosco