• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 27 de abril de 2024

Outorga de águas superficiais de Rondônia é tema de Seminário

Nova tecnologia desenvolvida pelo Ipea será apresentada a gestores estaduais no próximo dia 07/11, em Porto Velho


Assessoria

Publicada em: 04/11/2019 10:14:52 - Atualizado

PORTO VELHO RO - O ecossistema estadual de gestão hídrica de Rondônia tem encontro marcado no próximo dia 7 de novembro, a partir das 8h, em Porto Velho. Será uma oportunidade para autoridades, técnicos, pesquisadores, especialistas e usuários conhecerem a nova ferramenta, que vai apoiar as decisões dos gestores estaduais sobre outorga do uso das águas da bacia hidrográfica do Rio Machado.

Desenvolvida pelas pesquisadoras do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Cristiane Araújo Amaro e Maíra Hilgemberg Alves, a nova tecnologia já foi aplicada ao longo do Rio Machado, que cobre 40% do estado. O rio tem potencial de crescimento da demanda nos próximos anos, especialmente por parte dos produtores rurais, usuários de suas águas.

As pesquisadoras do Ipea vão apresentar a nova solução durante o Seminário Suporte à Decisão para Outorga de Águas Superficiais no Estado de Rondônia, no auditório do Rondon Palace Hotel, no bairro Nossas Senhora das Graças, na capital rondoniense. Trata-se de uma ferramenta, que permite avaliar a capacidade de oferta frente à demanda de águas superficiais – rios, córregos, lagoas etc, consideradas as principais fontes de abastecimento hídrico potável do planeta.

O seminário é uma iniciativa do Ipea junto com a Agência Nacional de Água (ANA) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam). As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 6 de novembro, por meio do linkhttp://bit.ly/2WcA0nZ


Fale conosco