• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Teatro Ruante é contemplado com o Prêmio Funarte 2019

Grupo foi um dos escolhidos na categoria circulação pela Região Norte e circulará por cinco cidades e um distrito


Assessoria

Publicada em: 30/12/2019 11:19:15 - Atualizado

PORTO VELHO RO - O Projeto PalhAçaí, contemplado na categoria B2 do Prêmio Funarte de Estímulo ao Circo 2019, possibilitará que os integrantes do Teatro Ruante levem uma oficina de palhaço e um espetáculo a dois estados, Acre e Rondônia, passando por cinco cidades (Rio Branco, Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Porto Velho) e um distrito (Nazaré). O projeto começará a ser executado em fevereiro de 2020 na cidade de Cacoal.

Fundamental destacar que o projeto irá impactar financeiramente diversas pessoas e empresas (gráfica, restaurantes, hotéis, transporte etc.), uma prova da importância das políticas públicas de cultura, que além de permitir a fruição de obras artísticas onde elas pouco acontecem, auxilia no desenvolvimento econômico da sociedade.

A oficina

A oficina de palhaço será ministrada pelos integrantes do Ruante e visa desenvolver o palhaço de cada pessoa, tomando como ponto de partida técnicas tradicionais, como gagues, reprises, claques, de forma a criar um repertório cênico para os participantes.

O espetáculo

Cabaré Ruante foi o terceiro espetáculo criado pelo grupo. Trata-se de um espetáculo de variedades palhacísticas, por isso mesmo permite que o grupo atualize e manipule a ordem das cenas ou dos números de palhaço. Essa mobilidade permitirá a inserção dos participantes das oficinas nas apresentações. Assim, cada cidade receberá um espetáculo diferente, criado com os participantes das oficinas de palhaço.

O grupo

Sediado em Porto Velho desde 2015, o Teatro Ruante vem contribuindo com a cena teatral local a partir de suas produções e ações artísticas, destacando-se a Casa Ruante, espaço em que oferece oficinas e realiza outras ações como o seu Sarau.

O grupo tem como fonte inspiradora o universo popular e busca fundir em seus espetáculos a linguagem circense, o teatro de rua e a música; tem como propósito apresentar-se em espaços abertos e alternativos, visando uma comunicação direta com o público das mais variadas idades.

Atualmente o grupo conta com cinco espetáculos em repertório: Que Palhaçada é Essa Aqui? (2015), Era Uma Vez João e Maria... e ainda é (2016), Cabaré do Ruante (2017), Histórias de Contar (2017) e A muy lamentável e cruel história de Píramo e Tisbe (2018), além da breve cena Mulher-Cotidiano (2019).

O grupo está nas redes sociais e maiores informações podem ser obtidas por meio dos seguintes contatos: teatroruante@gmail.com e 69 98164-3332 / 99241-1921. 


Fale conosco