• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Oito funcionários da Vale são presos em Operação sobre barragem

Entre os detidos está Alexandre de Paula Campanha, que, segundo a Polícia, teria pressionado funcionários da TÜV SÜD a assinar laudo de estabilidade


Veja Online

Publicada em: 15/02/2019 08:51:55 - Atualizado

Foto: Hoje em Dia

MINAS GERAIS - Oito funcionários da mineradora Vale foram presos na manhã desta sexta-feira (15) em uma Operação que investiga as responsabilidades criminais sobre o rompimento da barragem da empresa em Brumadinho (MG) no último dia 25, que matou 166 pessoas e deixou outras 155 desaparecidas.

Serão apuradas suspeitas de homicídio qualificado, crimes ambientais e falsidade ideológica. Os detidos nesta quarta são dois gerentes-executivos, dois gerentes e quatro integrantes de equipes técnicas da Vale. Segundo a Promotoria, todos os presos nesta manhã “são diretamente envolvidos na segurança e estabilidade da Barragem 1”.

A Operação foi realizada pelas Polícias Civil e Militar, após pedidos do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deferidos pela Justiça, e também inclui 14 mandados de busca e apreensão. As buscas incluem quatro funcionários da empresa alemã Tüv Süd, contratada pela mineradora da auxiliar no monitoramento da estrutura, e a própria Sede da Vale no Rio de Janeiro.

Os mandados de prisão temporária terão validade de 30 dias. Antes, uma outra Operação já havia detido os engenheiros da Tüv Süd André Yassuda e Makoto Namba, o geólogo da Vale César Augusto Paulino Grandchamp e os gerentes da mineradora Rodrigo Artur Gomes de Melo e Ricardo de Oliveira, mas estes, posteriormente, foram libertados por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Fale conosco