• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Ex-capitão do Bope Adriano é morto em troca de tiros com a Polícia Civil

Apontado como autor de diversos homicídios, o ex-militar era um dos criminosos mais procurados pela Polícia, inclusive com alerta vermelho da Interpol


Extra Globo

Publicada em: 09/02/2020 08:38:24 - Atualizado

O ex-capitão do Bope Adriano Magalhães da Nóbrega
O ex-capitão do Bope Adriano Magalhães da Nóbrega Foto: Reprodução

BRASIL - O ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais (Bope) Adriano Magalhães da Nóbrega foi morto na manhã deste domingo durante uma troca de tiros com a Polícia Civil do Rio. Apontado como autor de diversos homicídios, o ex-militar era um dos criminosos mais procurados do Rio de Janeiro, inclusive com alerta vermelho da Interpol. O ex-policial militar foi localizado numa área rural do estado da Bahia, no município de Esplanada. A ação teve apoio da Secretaria de Estado de Segurança da Bahia.

Há cerca de um ano, capitão Adriano vinha sendo investigado e monitorado pela inteligência da Secretaria de Polícia Civil, que conseguiu chegar ao paradeiro dele na Bahia. Com apoio operacional do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar da Bahia, foi realizada uma ação com o uso de helicóptero.

Segundo a Polícia, Adriano reagiu e efetuou vários disparos contra os agentes. Ele foi ferido e não resistiu. Adriano era acusado de ser o chefe de um grupo criminoso formado por matadores de aluguel, que ficou conhecido como Escritório do Crime — investigado por envolvimento nas mortes de Marielle Franco e Anderson Gomes. O capitão Ele era réu na operação Intocáveis do Ministerio Público do Rio, que apura a milícia de Rio das Pedras.

Deflagrada em 22 de janeiro do ano passado, com base em investigações do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP-RJ, a “Intocáveis” revelou que o ex-capitão comandava um esquema de agiotagem, grilagem de terras e construções ilegais, com o pagamento de propina a agentes públicos, a fim de manter seus negócios ilícitos, “sempre de forma violenta e por meio de ameaças”.


Fale conosco