• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 3 de maio de 2024

O Dia na História - Compilação do Jornalista Lúcio Albuquerque


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 03/12/2023 11:07:05 - Atualizado

1917 – Instalada a 1ª tenda de Umbanda, no bairro Mocambo, pela irmandade dirigida por Dona Esperança Rita, Dona Chiquinha, Irineu dos Santos e Florêncio Paula Rosa.

1949 – O Guaporé vai receber CR$ 100 mil da União, para preparar a área para alocar migrantes nordestinos e japoneses com experiência na produção agrícola.

1953 – O STM recebe a denúncia do ex-governador Jesus Burlamaqui Hosana, informado por Alberto Guzman Gutierrez (BOL), de que intelectuais do Território articulam uma “República Socialista do Guaporé”.

OBS: O governador prendeu os acusados por Gutierrez, mas dias depois Bulamarqui foi demitido em razão da denúncia.

1981 – O deputado Antonio Morimoto (PDS/SP), anunciou que deve ser em “regime de “urgência”, ainda esta semana, a votação do projeto de criação do Estado de Rondônia.

3 – 1986 – O TRE confirmou os eleitos em novembro, e pela 1ª vez para a Assembleia de Rondônia terá bancada feminina: Joselita Araújo e Odaísa Fernandes, ambas do PMDB.

COMEMORE

Dia internacional dos portadores de alergia crônica. Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Dia do Delegado de Polícia. Dia Nacional de Combate à Pirataria e à Biopirataria.

Católicos celebram Nossa Senhora de Lampadosa, São Francisco Xavier, São Galgano Guidotte.

BRASIL

1841 – Nasce Prudente de Morais (+ 1902) o 3º presidente civil, o 1º civil e o 1º eleito pelo voto popular.

MUNDO

1839 — Bula do Papa Gregório XVI condena e proíbe a escravidão de negros. 1967 – O cirurgião Christian Barnard realiza o 1º transplante de coração humano, em Louis Joshua Washkansky, que morre 18 dias depois. 1992 — Enviado o 1º SMS, no Reino Unido, com o texto "Merry Christmas." (Feliz Natal.).

FOTO DO DIA

Dez anos depois da vereadora Aliete Morhy ser a primeira política reeleita (Guajará-Mirim) e da professora Marise Castiel ser a primeira eleita em Porto Velho, o TRE anuncia que dos 24 deputados da 2ª legislatura da Assembleia Legislativa, duas são mulheres.

Em 1982, na 1ª eleição a deputado estadual, a mulher mais bem classificada foi Marise, 4ª suplente do PDS, mas 4 anos depois elas tinham suas representantes, a líder comunitária Joselita Araújo (CE), do PMDB, base eleitoral em Ouro Preto (RO), a mais votada de todos eleitos, com 8.022 votos.

A segunda componente da bancada feminina foi a vereadora Odaísa Fernandes (AC), também do PMDB, base eleitoral em Porto Velho e Candeias, e 5ª na lista dos novos deputados, com 5.783 votos. Na legislatura 1987/91 nenhuma mulher assumiu como suplente.

Daí em diante sempre a bancada feminina teve representante. Na 3ª legislatura (1991/95), com 5 eleitas e uma suplente que assumiu. Nesse caso Odaisa Fernandes tornou-se a 1ª mulher reeleita como deputada estadual.

(F. Joselita Araújo foi também prefeita de Ouro Preto do Oeste)


Fale conosco