RONDONOTICIAS sexta-feira, 14 de dezembro de 2018 - Criado em 11/10/2001

Saiba como usar adequadamente os aquecedores portáteis no inverno

Segundo otorrinolaringologista é fundamental manter o aparelho limpo, o ambiente bem ventilado e o corpo hidratado


Notícias ao Minuto

19/07/2018 09:58:47 - Atualizado

Para deixar os ambientes de casa com um clima mais quente e aconchegante durante as semanas mais extremas de frio, aumenta-se o número de pessoas que apelam para os aquecedores portáteis, devido à sua eficiência e praticidade, já que ele pode ser transportado com facilidade. Porém, é preciso usar corretamente esses aparelhos para que eles não se tornem um perigo para a saúde respiratória de toda família.

Segundo o otorrinolaringologista da Clínica Dolci, em São Paulo, e Instrutor de Ensino do Departamento de Otorrinolaringologia da Santa Casa de São Paulo, Dr. Ricardo Landini Lutaif Dolci, o uso inadequado desses eletrodomésticos diminuem a qualidade do ar, isso é especialmente preocupante se considerarmos que o inverno em cidades como São Paulo costuma ser bastante seco.

"A baixa umidade do ar provoca uma série de incômodos, que vão desde ressecamento das vias aéreas, obstrução nasal, inflamação de garganta, tosse, crises alérgicas e até sagramento nasal. Além de prejudicar ainda mais a saúde de pessoas que já sofrem com problemas respiratórios como asma, bronquite e rinite”, explica o especialista.

Para deixa a casa quentinha no inverno, sem causar riscos à saúde respiratória, o especialista dá algumas dicas:

- Mantenha o aparelho limpo para evitar o acúmulo de fungos, bactérias e ácaros que podem causar doenças transmitidas pelo ar;

- Escolha aquecedores que consigam climatizar o ambiente, ou seja, desligam-se automaticamente quando determinada temperatura é atingida;

- Opte também por algum tipo de ventilação externa no ambiente ou até mesmo uma bacia com água no quarto para umedecer o ar.

- Procure ingerir pelo menos, dois litros de água diariamente, para manter o organismo bem equilibrado;

- Opte também por bebidas quentes, bolsas térmicas aquecidas e mantas.


Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.