• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 23 de abril de 2024

Energisa RO orienta sobre os cuidados na instalação da decoração natalina

Entre as orientações está apagar os enfeites luminosos quando for dormir ou sair de casa


Ascom Energisa

Publicada em: 04/12/2019 08:16:25 - Atualizado

RONDÔNIA - Dezembro é o mês mais iluminado do ano, com enfeites natalinos embelezando toda a cidade. Ruas e casas ganham brilhos coloridos com enfeites e pisca-piscas dos mais variados estilos e cores. No período de ano novo não é diferente, um show de luzes para celebrar uma das mais grandiosas festas do mundo, o réveillon. Contudo, na instalação de tantos pisca-piscas e enfeites, há que se ter certos cuidados para evitar acidentes. Por isso, a Energisa Rondônia orienta sobre algumas medidas que podem garantir a segurança nas festas de fim de ano.

“Antes de instalar qualquer enfeite que seja ligado à energia, é recomendável que se revise as instalações elétricas do imóvel, assegurando que a capacidade dos condutores é compatível, observando o correto dimensionamento de cabos e fios. Certifique-se de que a indicação é adequada ao local do uso, interno ou externo, pois enfeites externos estarão sujeitos a chuva e poderão entrar em curto-circuito”, destaca Elson Borges da Silva Filho, gerente de Operação da Energisa Rondônia.

“Outra dica importante é para decoração de sacadas e fachadas. Deve-se ficar atento às distâncias entre o enfeite e a rede elétrica da rua. Nesse caso, a orientação é que  se coloque longe da rede elétrica, para evitar acidentes. Sempre que possível, um profissional qualificado deve ser consultado”, alerta.

Diga não a gambiarras

Ao decorar a sua casa, evite fazer as chamadas ‘gambiarras’, como a instalação de vários enfeites e/ou equipamentos elétricos na mesma tomada, utilizando “T” ou “benjamim”. Essa prática pode sobrecarregar a parte elétrica da residência e causar incêndios e choques elétricos. Prefira iluminações em LED, que são mais econômicas e brilhantes e não geram aquecimento.

Dê preferência aos itens impermeáveis, pois são mais seguros e duram mais. Ao sair de casa, ou quando for dormir, desligue os enfeites luminosos, isso contribui para reduzir o valor da conta de energia e evita acidentes. Fixe bem a decoração para evitar que seja arremessada contra a fiação elétrica em caso de ventos e chuvas.

Caso seja necessário fazer adequação elétrica no evento, procure um profissional qualificado. Equipamentos elétricos como freezer e som devem ficar abrigados de áreas sujeitas a chuvas ou alagamentos. Caso o equipamento pegue fogo, se estiver conectado à rede de energia, nunca jogue água.

Elson Borges da Silva também reforça a importância de confirmar a procedência dos produtos. “O consumidor deve sempre verificar se os equipamentos têm o selo do Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia]. E se for utilizar enfeites de outros anos, garanta que eles estão em boas condições”, orienta.

Casos de urgência envolvendo a rede elétrica, podem ser comunicados à Energisa pelo telefone 0800 647 0120, pelas redes sociais ou site <www.energisa.com.br>.


Fale conosco