RONDONOTICIAS sexta-feira, 14 de dezembro de 2018 - Criado em 11/10/2001

Aroma mais agradável: Como fazer difusor de ambiente caseiro, sem gastar quase nada


10/08/2018 16:44:31 - Atualizado

Ele é um ótimo artigo de decoração, ao mesmo tempo que deixa o aroma do ambiente muito mais interessante e agradável. Mas, como você já deve ter percebido, o difusor de ambiente de varetas (pelo menos no caso das melhores essências) costumam ter um precinho salgado.

A boa notícia, no entanto, é que hoje você vai aprender a fazer seu próprio difusor de ambiente, utilizando apenas 3 ingredientes simples baratinhos e simples de serem encontrados. Provavelmente, se você seguir a receita que listamos nessa matéria, a parte mais difícil da receita vai ser encontrar um frasco de vidro adequado para a finalidade e que, ao mesmo tempo, seja bonitão.

Mas, caber em qualquer em qualquer bolso não é a única vantagem dessa receita de difusor de ambiente caseiro. Ela também é muito fácil e você só vai precisar caprichar na escolha da essência e misturar todos os ingredientes (respeitando as proporções, claro).

Como escolher a essência?

Agora, se você quer uma ajudinha na escolha da essência, aí vão algumas dicas bastante úteis:

Para sala de estar e outras ambientes onde se costuma receber as pessoas, o ideal é escolher essências alegres, energizantes e que contribuam para harmonizar, como capim limão, cidreira, bambu e assim por diante.

No banheiro, dê preferência às essências bactericidas, que remetem a limpeza e ao frescor, como alecrim, limão e bergamota.

Perfumes cítricos e refrescantes, como o de maracujá, que remetam naturalmente às frutas e ao outros alimentos, são boas opções de difusor de ambiente para a cozinha. Aromas de ervas especiais também combinam bem com essa cômodo da casa e ainda ajudam a abrir o apetite e a estimular a digestão.

Nos quartos, por se tratarem de ambientes que precisam transmitir calmaria e tranquilidade para não espantar seu sono, a essência do difusor de ambiente precisa remeter a tranquilidade e bem-estar, além de relaxar e induzir o sono, como a camomila. Mas, claro, também são uma boa pedida essências afrodisíacas, como baunilha e patchouly.

No caso do escritório, devido à sobriedade do ambiente, o ideal são essências que atraiam prosperidade, como as de canela e de outras especiarias. Agora, se você quiser estimular a concentração, dê preferência a aromas revigorantes, como o de flor de laranjeira.

Como fazer difusor de ambiente caseiro:

Ingredientes

100ml de álcool de cereais

100 ml de água mineral à temperatura ambiente ou água destilada

50ml de essência para aromatizador da sua preferência

1 frasco pequeno de 250ml (pode ser um pote de vidro que você jogaria fora)

4 ou 6 palitos de churrasco ou palitos de algodão doce

Como fazer?

Na hora de fazer seu difusor de ambiente não tem mistério. A única coisa a ser feita é misturar os ingredientes, colocando primeiro a água, o álcool e a essência.

Agora é só colocar as varetas no vidro e pronto, seu difusor está pronto para aromatizar e decorar.

Dicas do Área:

Se quiser deixar seu aromatizador ainda mais bonito de se ver, você pode acrescentar um pouco de glitter à mistura. Ela vai se concentrar no fundo do frasco e, à medida que a essência se mexer, ela vai ficar toda brilhosa.

Difusor de ambiente é uma ótima opção para cômodos pequenos, de circulação constante de pessoas, como salas de estar, quartos, salas de TV e banheiros. Para ambientes maiores, o ideal é escolher aromatizantes em spray, por exemplo.

Se você gostar de um aroma mais concentrado, deixe seu difusor de ambiente tampado por uma semana. Durante esse período, o perfume mais se fixar melhor ao álcool.

Para aproveitar melhor a essência do seu difusor de ambiente, troque as varetinhas de lugar a cada três dias, colocando a parte seca no líquido e deixando a parte molhada voltada para fora.


Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.