• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Águas do Rio Madeira começam a invadir região central de Porto Velho


Texto e fotos: Pâmela Pimenta/Rondonoticias

Publicada em: 14/02/2019 07:24:07 - Atualizado

(Foto: Pâmela Pimenta/ Rondonoticias)

PORTO VELHO, RO - Moradores da região do Porto Cai N'Água em Porto Velho estão preocupados com o nível do Rio Madeira que já está começando a invadir a Avenida Rogério Weber e entrando pelos fundos da Feira do Produtor no centro da capital. Mas, de acordo com a Defesa Civil, está descartado o risco de enchente semelhante ao que ocorreu em 2014.

(Água já está bem próxima da Avenida Rogério Weber/Foto: Pâmela Pimenta- Rondonoticias)

Além disso, segundo o coordenador de Proteção e Defesa Civil de Porto Velho, Marcelo Santos, o município já conta com plano de contingência de trabalho.

“Foi isto que foi tratado na reunião na manhã dessa quarta (13), atualmente estamos na fase de assistência humanitária a famílias que moram em áreas de risco. Toda a administração precisa estar envolvida para respostas rápidas”, enfatiza.

“Estamos visitando e orientando às famílias, e solicitando que atendam aos pedidos da equipe para que a residência seja desocupada com antecedência, minimizando perdas e riscos à saúde, principalmente de crianças e idosos que são mais vulneráveis”, declara.

Ainda de acordo com ele, ficou definido em reunião que a Secretaria de Assistência Social, já está organizando abrigos, com o objetivo de assegurar acolhimento de imediato em condições digna e de segurança, condições de salubridade, instalações sanitárias para banho e higiene pessoal, em conformidade às normas da ABNT.

Locais Visitados

Segundo o coordenador as equipes da Defesa Civil já estiveram nos Distritos de Nazaré, no Baixo Madeira; Jaci-Paraná, Vista Alegre, Fortaleza do Abunã, Nova Califórnia e Extrema, no Alto Madeira; nas localidades de São Miguel e Ramal Maravilha l e ll, no Médio Madeira.

Na região Urbana, estiveram nos Becos do Birro, Gravatal e da Rede, Vila Candelária, nos bairros Nacional, Panair e São Sebastião, totalizando mais de 800 famílias visitadas.

Lixo

Uma das preocupações da equipe é com o excesso de lixo encontrado próximo das residências, fato que gera riscos a saúde e atrai animais peçonhentos, além de ratos que transmitem doenças.

Plantão

A Prefeitura manterá uma equipe da Defesa Civil de plantão 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados. Em caso de necessidade, o telefone 199 estará disponível das 8h às 18h, e o número 98473-2112, 24 horas.

O corpo de bombeiros também poderá ser acionado através do número 193.

VÍDEOS

Leia mais

Confira como fica o clima para esta quinta-feira (14), em Rondônia

Rios de Rondônia estão no limite das grandes enchentes

Defesa Civil planeja redução de impactos da cheia do Rio Madeira

Defesa Civil intensifica monitoramento nas áreas de risco

Defesa Civil participa de encontro anual sobre Boletim Hidrológico

Nível do Rio Madeira oscila e Defesa Civil descarta estado de alerta


Fale conosco