RONDONOTICIAS sexta-feira, 19 de abril de 2019 - Criado em 11/10/2001

Águas continuam avançando no perímetro urbano da capital

Nível do Rio atingiu cota máxima de transbordamento no último final de semana


Jaqueline Alencar / Rondonoticias

07/03/2019 10:25:40 - Atualizado

Avenida Rogério Weber, região central de Porto Velho na manhã desta quinta-feira

PORTO VELHO RO - As cheias do Rio Madeira continuam sendo motivo de preocupação para os portovelhenses. Nesta quinta-feira (7), as águas voltaram a atravessar a avenida Rogério Weber e encostou no muro da Sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no centro da capital rondoniense.

O nível do Rio segue acima da cota de transbordamento de 17 metros, desde o último sábado (2). De acordo com a Defesa Civil cerca de 400 pessoas já foram atingidas pelas cheias. Mais de 10 famílias seguem desabrigadas, além de outras 28 desalojadas.

Na manhã dessa quarta-feira (6), as águas começaram a ameaçar a entrar na orla e edificações da Praça da Madeira Mamoré, cujo acervo tombado pelo Patrimônio Público e com assento, está ficando submerso.

Nesta quinta-feira (6), equipes do Exército se mobilizaram juntamente com a Defesa Civil os bairros Triângulo, Nacional e também no Beco Gravatal (Bairro São Sebastião II). O rio chegou a cota de 17,34 metros, mas oscilou e voltou está em 17,25 metros.

Além da região central, muitos bairros também já foram atingidos pelas cheias, entre eles: a Vila da Candelária, Panair, Estrada do Belmont, Cain N’Água, Baixa União e os distritos e localidades do Baixo Madeira.

No Ramal Maravilha, as famílias só saem de barco, pois a estrada está totalmente interditada. Já é possível ver água também na BR-319, logo após a ponte.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recomenda que os motoristas redobrem a atenção ao trafegarem pelo local, apesar de, nessa quarta-feira, a lâmina d’água que cobria ter a pista ter reduzido levemente.

Previsão

Para quem mora próximo às regiões de alagamento, o melhor mesmo é prevenir-se. A previsão para hoje (7) e amanhã (8) é de Sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite com volúmes entre 24 e 25mm. Para sábado e domingo, o volúme oscila entre 27 e 29mm, e volta a baixar só na segunda-feira com 18mm.

SAIBA MAIS: Confira como fica o clima em Rondônia para esta sexta (08)

Prefeito de Porto Velho sobrevoa áreas afetadas do Rio Madeira

Rio Madeira chega aos 17,11m e Defesa Civil alerta sobre cota de cheia

Águas do Rio Madeira começam a invadir região central de Porto Velho

Defesa Civil planeja redução de impactos da cheia do Rio Madeira 

Defesa Civil intensifica monitoramento nas áreas de risco

Avenida Rogério Weber, região central de Porto Velho na manhã desta quinta-feira



Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.