RONDONOTICIAS quarta-feira, 20 de novembro de 2019 - Criado em 11/10/2001

Semagric atende indígenas de Extrema e Nova Califórnia

Mesmo não sendo de responsabilidade da Prefeitura, a atual gestão sempre procurou manter as estradas nas áreas em boas condições


Comdecom

08/11/2019 11:52:25 - Atualizado

PORTO VELHO RO - O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luis Cláudio Pereira, reuniu-se na manhã de quinta-feira (7) com representantes das comunidades indígenas dos distritos de Extrema e Nova Califórnia, que estavam em protesto na Câmara Municipal, pedindo por recuperação de estradas.

Nove comunidades indígenas estavam representadas na reunião. O secretário explicou as dificuldades para manter em condições uma malha viária de mais de cinco mil quilômetros e assegurou aos líderes que vai buscar parceria com o Estado para atender os pedidos, colocando máquinas para trabalhar nos pontos mais críticos, mesmo no período chuvoso.

Luis Cláudio disse que os indígenas também pediram para serem inseridos no Programa de Incentivo a Mandiocultura, no que serão prontamente atendidos. Quanto ao pedido para a instalação de farinheiras nas comunidades, Luis Cláudio disse que ficou acertado que nesse primeiro momento a administração municipal vai viabilizar a mecanização das áreas, enquanto promove um estudo de viabilidade econômica para implantar de mini agro-indústria de farinha.

O secretário fez questão de ressaltar que as estradas nas áreas indígenas são de responsabilidade da União e que toda intervenção do município precisa de prévia autorização da Funai. Mesmo assim, a gestão Hildon Chaves nunca se omitiu em manter em condições de tráfego a malha viária nessas localidades.

Os índios retornaram para Extrema e Nova Califórnia no início da tarde de ontem, encerrando os protestos.



Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.