Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024
PORTO VELHO RO - Um agente penitenciário que atuava na direção do Presídio Urso Panda, em Porto Velho, foi afastado do cargo na noite de sexta-feira (26) da intervenção das Unidades Prisionais de Rondônia pelo Comando da Polícia Militar.
Segundo nota divulgada na manhã deste sábado pelo Governo do Estado, o afastamento ocorreu depois de uma reunião entre a equipe de diretores gerais e interventores dos presídios.
De acordo com alegação do novo interventor da PM nos presídios, coronel Fábio Alexandre Santos França, o ex-diretor “estaria no mínimo sem controle e supostamente 'desidioso' para com os trabalhos de intervenção da Polícia Militar no presídio Urso Panda, com ações que levaram ao retardo do início de tarefas como a revista dos Pavilhões da respectiva Unidade. A mistura de 80 chaves por duas vezes, fazendo com o que os policiais militares, tivessem que ficar uma hora testando e etiquetando chaves para abrir as celas é um exemplo. Entre outras situações ocorridas no Presídio”.
O servidor foi informado da exoneração e que deveria se apresentar à Sejus. O Decreto 23.592/2019, que autorizou a intervenção nas unidades prisionais, prevê em um de seus artigos a subordinação dos servidores da Sejus ao Comando da Polícia Militar durante o período de intervenção.
SAIBA MAIS: Governo do Estado emite Nota sobre a intervenção da PM nos Presídios
Governador decreta intervenção nos presídios da capital
GAPE controla rebelião no presídio Urso Branco na capital e tudo acaba
Sindicato confirma incêndio no presídio Urso Branco
Impedidas de visitar seus maridos esposas de detentos fecham estrada
Revoltados com proibição de visitas, presos se rebelam
Fonte: rondoniaagora