• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Jaqueline Cassol e Marinha Raupp disputam hegemonia feminina na política


Publicada em: 15/06/2018 11:19:20 - Atualizado

ROLIM DE MOURA: A Deputada Federal Marinha Raupp (MDB), que buscará o seu sexto mandato consecutivo nas eleições de outubro, começa a se preocupar com o crescimento político da empresária Jaqueline Cassol (PP), que é pré-candidata a Câmara Federal. Jaqueline Cassol vem ganhando espaço no cenário político estadual, enquanto Marinha Raupp tem sido muito criticada e até vaiada nos encontros e eventos em que tem participado.

A empresária vem se mostrando como uma opção de renovação. Dona de 121.406 votos recebidos na última eleição, quando disputou o governo do estado, com eleitores em todos os municípios de Rondônia, Jaqueline tem trabalhado a sua popularidade desde o fim do pleito de 2014, com visitas e buscas de apoio de lideranças em todos os municípios do estado. Vem tendo presença marcante nas redes sociais. Já Marinha Raupp, que possui muitos seguidores, tem sido alvo de críticas em postagens nas redes sociais

Vivendo o seu pior momento político dos seus cinco mandatos consecutivos na Câmara Federal, por conta do natural desgaste político e pelo suposto envolvimento do seu marido, o senador Valdir Raupp na operação lava-jato, Marinha Raupp tem enfrentado dificuldade em aglutinar apoios.

Apesar do trabalho de representação dos municípios que tem feito na Câmara, com a liberação de recursos de emendas parlamentares e outros investimentos do governo federal, o desgaste de Marinha Raupp é evidente. Uma prova disso foi a retumbante vaia recebida no ano passado durante discurso em solenidade pública de comemoração ao aniversário do município de Rolim de Moura. Entretanto, a presença política através de ações em todos os municípios do estado mostram o seu comprometimento com o desenvolvimento de Rondônia.

Nas últimas eleições de Marinha Raupp o eleitor já demonstrou queda no seu eleitorado. Enquanto em 2010 recebeu 100.589 votos, na eleição seguinte, 2014, continuou sendo a mais bem votada, porém, com 61.419 votos.

A disputa de Jaqueline Cassol e Marinha Raupp é doméstica. Ambas possuem base eleitoral em Rolim de Moura, na zona da mata e representam dois dos principais clãs políticos do Estado. Jaqueline é a herdeira política do irmão, o Senador e ex-governador Ivo Cassol, enquanto Marinha é a Herdeira política do também senador e ex-governador Valdir Raupp e o momento político dos dois reflete no desempenho das duas.

Enquanto Valdir Raupp tentará em outubro a renovação de seu mandato para Senado Federal, Ivo Cassol tenta resolver os seus problemas com a justiça para disputar o Governo do Estado.


POR: Jocenir Santanna


Fale conosco