• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Senador gasta R$ 18,3 mil do cotão para abastecer jatinho

Pelas informações que constam nas notas fiscais apresentadas ao Senado para ressarcimento, os abastecimentos foram feitos no município de Ji-Paraná...


O Antagonista

Publicada em: 04/05/2020 18:31:10 - Atualizado

O senador condenado Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, que cumpre pena em regime aberto, gastou 18,3 mil reais da cota parlamentar para abastecer aeronaves no mês em que a pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil.

O chamado cotão é dinheiro público que pode ser usado pelos congressistas para quase tudo o que você imaginar. 

De acordo com o Portal da Transparência do Senado, houve quatro pagamentos no mês de março para o abastecimento de jatinhos — todos após a reunião no Congresso com ministros que marcou a mudança da rotina do país em meio ao avanço do novo coronavírus (veja imagem abaixo).

Pelas informações que constam nas notas fiscais apresentadas ao Senado para ressarcimento, os abastecimentos foram feitos no município de Ji-Paraná, o segundo mais populoso de Rondônia.

Em outubro de 2018, o senador pedetista foi preso por determinação da Primeira Turma do STF após condenação a 4 anos e 6 meses por desvio de finalidade na aplicação de empréstimo de banco público. Rapidinho, porém, ele conseguiu autorização para exercer o mandato durante o dia e dormir no presídio da Papuda, em Brasília, à noite.

Em maio do ano passado, Gurgacz passou a cumprir a pena em casa e a circular pelo Senado mais à vontade. E, como se vê agora, a voar de jatinho com dinheiro público durante uma pandemia.





Fale conosco