• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

​JANELA: Troca - troca partidário deve movimentar bancadas na Assembleia até 07/04


Rondonoticias/JOCENIR SANTANNA

Publicada em: 08/03/2018 17:22:14 - Atualizado


PORTO VELHO, RONDÔNIA - Já está aberta a temporada de troca-troca partidário para parlamentares que quiserem disputar as eleições de outubro próximo por um partido diferente do qual se elegeu no pleito de 2014, sem correr o risco de perder o mandato por infidelidade partidária.

O entendimento atual é que as vagas preenchidas em eleições proporcionais, ou seja, de deputados e vereadores, pertencem às legendas e não aos parlamentares. Por isso, foi preciso uma lei (Lei 13.165/15) prevendo essa janela para troca de partido no ano eleitoral

A tão esperada janela de transferência abril no deste dia 07 de Março e vai até o dia 07 de abril, data limite para a comprovação partidária com necessidade de pelo menos seis meses de filiação.

Na Assembleia Legislativa de Rondônia a expectativa da dança das cadeiras é grande. A bancada que mais deve registrar baixa é a do PMDB. Estima-se que os deputado Só na Bença e Rosangela Donadon deixem a sigla. O destino de Rosângela seria o PDT, POR onde seu cunhado Melki Donadon ensaia candidatura a deputado federal. Já só na Bença estaria estudando convites do PDT e do Democratas.

Outros dois que também estariam buscando novos horizontes seriam Jesuíno Boabaid e Dr. Neidson, ambos do PMN. Uma leitura estaria apontado a dificuldade de reeleição dos dos parlamentares se permanecerem juntos no mesmo partido, uma vez que a legenda não possui outros nomes que possam garantir os votos necessários.

Também estaria de mudança partidária o Deputado Geraldo da Rondônia (PSC) e Alex Redano (PRB), que com a chegada de Ezequiel Junior (que no ano passado deixou o PSDB) teria dificuldade de se reeleger, por serem os dois da região do Vale do Jamari. A saída do Deputado Leo Moraes do PTB também é tida como certa e o destino é o PPS, onde assumiria o comando do partido no estado.

Informações de bastidores apontam ainda um descontentamento do Deputado Laerte Gomes com o PSDB, principalmente depois de ter perdido a prévia do diretório estadual da sigla para a Deputada Mariana de Carvalho. As pré-candidaturas dos vereadores tucanos da capital, Maurício de Carvalho Alan Queiroz também estariam pesando na balança do descontentamento de Laerte com o ninho tucano. O destino de Laerte deve ser o PSD, do deputado federal Expedito Neto.

Câmara dos Deputados
Em 2016, outra janela permitiu que mais de 90 deputados federais mudassem de partido. Legendas como PT, PMDB e PSDB perderam deputados e PP, PR e DEM, entre outros, ganharam novos representantes. O maior perdedor à época foi o Partido da Mulher Brasileira (PMB), que hoje não tem mais representantes na Câmara. No início de 2016, o PMB tinha dezenove deputados. No fim de março daquele ano, contava com apenas um.

Dos oito deputados federais de Rondônia, pelo menos uma troca é especulada. Lindomar Garçon, que já foi do PV e do PMDB, estaria de malas prontas para deixar o PRB, mas encontra dificuldade para ser recebido em uma nova sigla que lhe garanta a possibilidade de eleição. Mariana Carlhado (PSDB) até pensou em deixar o ninho tucano, mas mudou de ideia depois de ter ser nome lembrado como possível candidata ao governo do estado.

Desde o início do mandato, em 2015, até fevereiro de 2018, a Câmara Federal registrou 185 movimentações partidárias, o que não necessariamente significa que foram 185 deputados a mudar de partido, já que o mesmo deputado pode ter mudado mais de uma vez.


Fale conosco