• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

POLÍTICA & CIA: Prefeitura de olho na grana de Jaci, a batatada de Mariana e os mortos vivos


JOCENIR SÉRGIO SANTANNA

Publicada em: 17/04/2018 17:05:46 - Atualizado

FORA DA META

Rondônia não deve atingir a casa de 1 milhão e 200 mil eleitores este ano. O prazo limite para transferência ou confecção de novos títulos de eleitor encerra no próximo dia 09 de maio. Até esta semana, eram 1.154.033 de aptos a votar em outubro. Com promessas que nunca são cumpridas e com o crescimento da corrupção na política, o eleitor parece estar cansado de apostar nos seus representantes. A previsão é de que a abstenção deste ano ultrapasse os 30%.


BATATADA

Parece que o cheque-mate que a Deputada Federal e Presidente do PSDB em Rondônia, Mariana Carvalho aplicou no senador cassado Expedito Junior deu certo e o tucano do bico grande decidiu anunciar os rumos que tomará nas eleições de outubro. Junior colocou o partido debaixo do braço como se presidente fosse e já estava até anunciando apoios e coligações, quando Mariana o chamou de lado, leu adiantou algumas peças e pediu que se manifestasse sobre o seu futuro, dizendo se queria ser candidato a senador ou a governador, pra poder liberar o partido. Diante de tamanho esfrega, Expedito disse que concorrerá ao senado.


O OPORTUNISMO

Foi só a Assembleia Legislativa aprovar a elevação do lago da Usina de Santo Antonio (que vai devastar meio mundo em troca do “desenvolvimento”), destinando R$ 31 milhões para a comunidade de Jaci-Paraná, que os olhos da “Prefeitura” já começaram a brilhar. Ontem o prefeito Hildon Chaves anunciou que vai recuperar em sua gestão a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do distrito. Abandonada há anos, a UPA de Jaci-Paraná foi construída com recursos de compensação social da Usina Hidrelétrica de Jirau. Na época, foram investidos mais de um milhão e meio de reais para construção do prédio. O prédio está abandonado e acabado, pois a prefeitura nunca ligou praquilo.


OPORTUNISMO II

O prefeito Hildon deve estar achando que a comunidade vai deixar ele botar as mãos para administrar esses R$ 31 milhões, que é de direito dos moradores como forma de compensação, mas acho que ele vai se enganar. A reconstrução da UPA de Jaci e o seu pleno funcionamento são obrigações da prefeitura e um direito do povo, mas devem ser feitos com recursos da própria administração, não com os caraminguás que a usina vai pagar como uma espécie de cala-boca pelos danos ambientais. (Se é que vai pagar agora que o projeto foi aprovado).


RÁPIDO NO GATILHO

A mando do prefeito, nesta semana, o Secretário de Saúde Orlando Ramires já esteve no distrito fazendo um levantamento da situação. Só não disse de onde vai tirar os recursos para recuperar a UPA, comprar equipamentos, contratar profissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares, etc...), comprar materiais e tudo o que falta nas UPAS da capital.


PERCORRENDO

Foi só largar a prefeitura de Ji-Paraná que o ex-prefeito Jesualdo Pires (PSB) começou a aparecer pelo estado afora. Esteve na capital dando entrevistas a emissoras de rádio e TV, visitou amigos e conversou com correligionários. Jesualdo também está visitando outros municípios do estado, em busca de apoio a sua candidatura ao Senado. Tá acreditando que dá pra encarar Expedito, Confúcio, Raupp, Aluísio Vidal, Jaqueline Cassol (ou outro indicado por Ivo), na busca por uma das 2 cadeiras em disputa.



RESSUSCITANDO

A política tem a capacidade de ressuscitar alguns mortos de quatro em quatro anos. No país, a mais célebre desses mortos vivos é Marina Silva, que disputa, perde a eleição e some. Em Rondônia, esse morto-vivo político se personifica no Ex-ministro da Previdência Amir Lando (não fez nada por lá. Pelo menos não para o povo). Sumido por três anos, já é visto nas rodas de conversas, diretório do MDB, escritórios de advogados, Assembleia Legislativa... Diz que é candidato a Deputado Federal. Mesmo com todo o dinheiro que gasta em campanha, lhe tem sido recorrente a dor da decepção eleitoral.


PEGANDO MAL

As visitas que o ex-governador Confúcio Moura (MDB) tem feito aos órgãos públicos em pleno horário de expediente não está pegando bem pra ele. Os próprios servidores estão queixosos, pois precisam parar tudo o que estão fazendo para ouvir as palavras doces de Confúcio. Nas redes sociais, as criticas se avolumam. Quem espera uma visita do ex-governador são os servidores da educação, do Iperon e da saúde.


Fale conosco