• Porto Velho

    quarta-feira 27 de outubro de 2021

5 vantagens do rádio para sua estratégia de mídia


Por Nerone Maiolino Simioli

28/05/2021 11:16:00 - Atualizado


Você sabia que o brasileiro ouve, em média, 4h40min de rádio diariamente?

Esse foi o resultado da mais recente pesquisa sobre a mídia, realizada pela Kantar Ibope, e demonstra que os anúncios de rádio são uma excelente estratégia de marketing.

Além de ser uma fonte de informação e entretenimento democrática, o rádio se tornou um canal produtivo para fortalecer a marca e chamar a atenção do público-alvo. Por isso, não esqueça dele em sua estratégia de mídia.

Desde que surgiu, o rádio revolucionou a forma com que o brasileiro consome informação e entretenimento. Em razão disso, muitas empresas investem em ações de marketing desenvolvidas especialmente para esse formato por perceberem vantagens.

1. Amplo alcance da população

O rádio possui uma presença marcante e muito ampla em nosso dia a dia. Ele está presente nas residências, nos veículos, no smartphone, no trabalho e durante os momentos de lazer do brasileiro.

Ou seja, o meio é democrático e ouvido por todas as classes, idades e em todas as regiões do país. Segundo a pesquisa Kantar Ibope, mais de 52 milhões de brasileiros ouvem rádio com frequência e esse público costuma ser fiel. Portanto, trata-se de um meio efetivo e que permite a empresa conquistar novos clientes.

2. Chama a atenção do ouvinte

Uma inserção publicitária em rádio pode ter duração de 15, 30, 45 e 60 segundos (as mais utilizadas são as de 30 segundos) e possuem o potencial de prender a atenção do consumidor. Quando bem produzido, o anúncio gera curiosidade, envolve o ouvinte e cria uma imagem mental sobre o produto ou serviço. Dessa maneira, é possível gerar interesse, sem ser inconveniente e maçante.

3. Requer um investimento acessível

Por ter uma programação dinâmica, com vários intervalos e geralmente alguns comunicadores durante o dia, as rádios permitem investimentos variados, muitas vezes de baixo custo que permitem pequenas empresas fazerem uma quantidade significativa de inserções. – de acordo com o tempo de veiculação, horário e outros fatores de escolha – é uma boa estratégia de marketing tanto para empresas que ainda estão em desenvolvimento, quanto para as que já estão estabelecidas no mercado.

4. Agilidade na hora de anunciar

O tempo necessário para desenvolver e veicular uma ação publicitária para o rádio também é menor que o de outros veículos, como a TV, que precisa de um tempo maior para gravar e editar o material captado. Isso se deve ao fato de que é necessário apenas o texto para a gravação da sonora. Com o áudio pronto, no dia seguinte a campanha já pode ser veiculada. Essa característica faz com que a empresa possa se apropriar de situações factuais ou sazonais para divulgar seus produtos, novidades e tendências.

5. Pode ser ouvido em diversas plataformas

Mobilidade é uma das palavras que mais se encaixam ao rádio. Mesmo antes da existência dos smartphones, ele já era um meio móvel. No entanto, nos últimos anos passou a ser compatível com diversas plataformas. Com isso, o conteúdo pode ser consumido 24 horas por dia e de diversas maneiras, como no carro, pela internet, celular e televisão. Os números comprovam essa afirmação:

58% das pessoas utilizam o rádio comum – em casa, no carro ou no trabalho;

14% dos ouvintes utiliza o rádio do celular;

4% utilizam a internet para ouvir rádio.

Com um público estimado em mais de 1 milhão de pessoas As emissoras da Rede Clube FM e Rede Band FM Rondônia são estão comprometidas em oferecer aos seus ouvintes a melhor experiência em programação de rádio, investindo em pesquisa, análise de cultura regional, tecnologia e treinamento.

Para que eles se identifiquem e permaneçam sintonizados nas nossas emissoras, a programação de cada uma delas é baseada tanto nas playlists populares de maior sucesso do Brasil quanto na cultura musical local dos municípios onde atuamos.


Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.