Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 23 de novembro de 2024
BRASIL: O céu ficou cinza em cidades da Grande São Paulo, com grande aspecto de poluição, devido à fumaça provocada por diversos focos de queimada vindos do interior do estado e da Amazônia, no Norte do país.
Parte da imprensa não consegue mais esconder o total descaso do governo Lula com as queimadas na região. Segundo ambientalistas a falta de fiscalização e incompetência são fatores graves do aumento dos incêndios.
Na foto acima, é possível ver a situação de Carapicuíba na tarde desta sexta-feira (23).
Desde quinta-feira (22), uma série de incêndios em vegetações próximas a rodovias do Noroeste paulista, principalmente, têm causado uma série de transtornos aos moradores e motoristas.
"Toda a região do estado está sob influência de correntes de vento que acontecem cerca de 2 Km de altura, os chamados jatos de baixos níveis. Essas correntes estão soprando desde a Amazônia até o interior do estado de São Paulo e chegando aqui na região metropolitana", explicou César Soares, meteorologista do Climatempo.
"Acaba transportando a fumaça das queimadas de todas essas áreas em direção ao estado de São Paulo e também aqui à capital paulista", completou.
Segundo dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) desta sexta, todas as estações que medem a situação do ar na Grande São Paulo indicavam qualidade ruim ou moderada.