• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 12 de outubro de 2024

Ministério da Saúde determina auditoria em sistema de transplantes do RJ após casos de HIV

Seis pacientes foram contaminados após receberem órgãos infectados com o vírus


terra

Publicada em: 11/10/2024 16:40:27 - Atualizado

BRASIL: O Ministério da Saúde determinou nesta sexta-feira, 11, a instalação de auditoria "urgente" pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) no sistema de transplante do Rio de Janeiro após seis pacientes transplantados terem sido contaminados com HIV depois de receberem órgãos infectados com o vírus.

Segundo o governo carioca, o erro ocorreu em exames de sangue realizados pelo laboratório privado PCS Lab Salem, localizado em Nova Iguaçu (RJ). O laboratório foi contratado emergencialmente em dezembro de 2023 pela Secretaria Estadual de Saúde. O local foi interditado.

Em nota, a pasta manifestou "irrestrito apoio aos pacientes e suas famílias" e afirmou que o caso "é tratado com extrema seriedade, visando cuidar dos pacientes e suas famílias e preservar a confiança da população nesse serviço essencial. O ministério esclarece ainda as medidas imediatas adotadas para garantir a segurança e a integridade do sistema nacional de transplantes".

Além de ordenar auditoria no sistema de transplantes do Estado do Rio, o Ministério da Saúde também ordenou outras medidas:

A interdição cautelar do Laboratório PCS Saleme/RJ;
A retestagem do material de todos os doadores de órgãos realizada pelo Laboratório PCS Saleme/RG, a fim de identificar possíveis novos casos falso-negativos;
A disponibilização de atendimento especializado para o grupo de pacientes receptores de transplantes de órgãos dos doadores infectados, bem como seus contatos;
Determinou que o grupo de pacientes receptores de transplantes de órgãos dos doadores infectados, bem como seus contatos, recebessem total atendimento especializado,
A testagem de todos os doadores de órgãos no Rio de Janeiro volte a ser feita exclusivamente pelo Hemorio, utilizando o teste NAT.


Fale conosco