• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 30 de março de 2025

Morre o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, devido às complicações de uma pneumonia

Mandatário estava internado devido às complicações de uma pneumonia


IG

Publicada em: 26/03/2025 11:28:20 - Atualizado


BRASIL: O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD) , morreu nesta quarta-feira (26), aos 77 anos. Ele estava internado desde o dia 3 de janeiro no Hospital Mater Dei, na capital mineira, devido a um quadro de insuficiência respiratória aguda . A informação foi confirmada pelo Portal iG.

Ainda nesta quarta, um boletim divulgado pela equipe médica informou que Noman estava em estado grave após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Segundo o informe, ele foi reanimado, mas sofreu choque cardiogênico - quando o bombeamento do sangue não é eficiente - e precisou de doses elevadas de drogas vasoativas e inotrópicas. Ele estava respirando por aparelhos.

O mandatário não começou a ter problemas de saúde neste ano. Em junho de 2024, pouco antes da campanha à reeleição, descobriu um câncer linfático - um linfoma não hodgkin de grandes células B, que o fez enfrentar múltiplas internações. Depois do pleito, no qual foi reeleito com 53,73% dos votos válidos, ele anunciou que a doença estava em remissão e que havia concluído o tratamento.

A volta para o hospital no início de 2025 levou Noman a tomar posse de forma remota, por recomendações médicas. Dois dias após o evento, ele foi internado novamente, e tirou cinco licenças seguidas de 15 dias. Ele não voltou a exercer o cargo desde então.

O vice-prefeito e titular em exercício, Alexandre Damião (União Brasil), agora assume oficialmente o posto de chefe do Executivo da capital mineira pelos próximos quatro anos.

Prefeitura lamenta: "homem público íntegro"

Em nota enviada ao Portal iG, a Prefeitura de Belo Horizonte lamentou a partida de Fuad Noman, salientando seu trabalho no serviço público e que as informações sobre o velório serão divulgadas em breve. (Veja a nota completa mais abaixo).

"Fuad era conhecido por seu trato gentil, sua capacidade de escuta e seu amor por Belo Horizonte. Um homem público íntegro, cuja história se confunde com o desenvolvimento da nossa cidade.


Fale conosco