• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 24 de setembro de 2024

Frente Fria vai até o meio da semana, segundo meteorologistas

Segundo o meteorologista André Madeira, as temperaturas só voltam a subir ao longo da semana que vem...


CNN

Publicada em: 22/08/2020 16:19:18 - Atualizado

O frio continua intenso em todo o Brasil pelos próximos dias e, segundo o meteorologista André Madeira, as temperaturas só voltam a subir ao longo da semana que vem. A cidade de São Paulo registrou a madrugada mais frio no ano na madrugada deste sábado (22).

"Vamos ter um sábado gelado ainda, com bastante frio. Amanhecemos com temperaturas muito baixas no Centro-Sul e Centro-Norte do país, e o domingo também terá temperatura baixa, apesar do frio começar a diminuir. Durante a semana que vem, aos poucos a temperatura volta a subir", disse Madeira à CNN.

O meteorologista da Climatempo comentou sobre a chegada do frio à região Norte do Brasil, um local tradicionalmente quente. "Não acontece sempre, mas também não é totalmente incomum. Todo inverno a gente tem a chegada dessas massas de ar polar e, as mais intensas, conseguem avançar no interior do continente chegando até o Norte", explicou. 

Frio diminui, mas continua

Madeira disse que o frio vai diminuir com a passagem da massa de ar polar, mas já há a previsão para a chegada de uma nova frente fria no final do mês.

"No fim do mês teremos a chegada de uma massa de ar frio ao Centro-Sul do Brasil, mas não será tão forte quanto essa, será uma massa de ar frio normal. Terá quedas de temperaturas, mas nada tão absurdo como o que estamos verificando agora", destacou.

A região Sul, que registrou neve em alguns estados, não verá novamente a condição nos próximos dias. "Sai a neve e entra a geada. Domingo deve amanhecer com geada em todo o Sul do país, principalmente nas áreas mais elevadas", pontuou Madeira.

O meteorologista usou um exemplo didático para esclarecer a diferença entre clima e tempo. "O tempo é o que olhamos pela janela, o que está acontecendo; e o clima é a característica da região. Podemos dizer que o tempo é a roupa que você está usando e o clima é quando você abre o armário e olha todas as opções." 

As mudanças climáticas, segundo Madeira, são percebidas principalmente nos grandes centros urbanos brasileiros. "[São locais] que tivemos realmente mudanças físicas da região e isso ocasionou grandes mudanças. Em São Paulo, conhecida antes como terra da garoa, quase não temos mais isso, só em alguns períodos e mais restrito à Zona Sul da cidade porque lá é a região que ficou mais preservada."


Fale conosco