Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 17 de maio de 2025
BRASIL: Cariocas e turistas voltaram a desrespeitar as regras da prefeitura e ocuparam, neste domingo de sol (6), as areias das praias do Rio com barracas e cadeiras.
Por volta das 13h, era grande a movimentação de pessoas na Praia de Ipanema, no trecho próximo ao Arpoador, e não havia fiscalização, como mostrou a GloboNews. No local, vários resgates de banhistas foram feitos pelos Bombeiros.
Na praia do Recreio, na Zona Oeste, também foi possível ver grande movimentação de pessoas na areia e no mar.
O decreto municipal liberou os ambulantes e o banho de mar na Fase 5, mas proíbe a permanência na areia.
No sábado (5), as praias também ficaram cheias. Segundo a Guarda Municipal, 11 barraqueiros foram notificados por alugar cadeiras, barracas e vender bebidas alcoólicas. Também foram apreendidos pelos fiscais 58 garrafas de vidro; 14 cadeiras de praia e 19 barracas.
No dia 31 de agosto, a prefeitura anunciou a Fase 6 da flexibilização, que foi dividida em três fases.
Foram autorizados a reabrir museus, galerias de artes, parques de diversão, bibliotecas e centros culturais, desde que sigam as regras de ouro – redução da capacidade de público, distanciamento seguro, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool em gel, entre outras (confira abaixo as 10 regras de ouro).
Cinema, teatro, lonas e arenas continuam proibidos, assim como o banho de sol.