Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 19 de maio de 2025
BRASIL: O Amapá chega ao 10º dia de apagão. Nesta quinta-feira (12), os moradores devem ter, a partir das 15h, novos horários de rodízio no fornecimento de energia. A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) prevê mudanças no cronograma de atendimento aos bairros: agora, a eletricidade deve ser fornecida em turnos de 3 em 3 horas ou de 4 em 4 horas - anteriormente, os turnos eram de 6 horas.
A distribuidora estatal informou que vai anunciar o novo cronograma ainda nesta manhã, mas não o divulgou até a ultima atualização desta reportagem. Moradores reclamam da falta de informação.
A crise no abastecimento de energia começou na noite do dia 3 de novembro, atingindo 13 dos 16 municípios do Amapá. O serviço foi interrompido após um incêndio atingir a principal subestação do estado. Os habitantes ficaram totalmente sem eletricidade até sábado (7), quando começou o rodízio.
Na quarta-feira (11), segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), 80% do estado passou a receber a energia, mas os moradores reclamam de falhas no atendimento nos horários previstos pelo governo.
Apesar das reclamações do não cumprimento do cronograma de rodízio, nesta quinta-feira alguns moradores de bairros da Zona Sul e também da Zona Norte relatam que têm energia em casa desde a quarta-feira, sem sofrer interrupção no fornecimento.