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porto velho, quinta-feira 26 de junho de 2025
BRASIL - A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) condenou a Itapemirim Transportes Aéreos a pagar uma multa de R$ 3 milhões por falhas na prestação de serviços a passageiros. A decisão foi publicada no "Diário Oficial da União" desta quarta-feira (4).
A Senacon, que faz parte da estrutura do Ministério da Justiça, entendeu que a empresa aérea não reacomodou passageiros e nem concedeu reembolso aos consumidores afetados pelos cancelamentos de voos no fim de 2021.
De acordo com a Senacom, a empresa pode recorrer, mas tem 30 dias para pagar a multa. O valor, ainda de acordo com a secretaria, vai ser depositado no Fundo de Defesa de Direitos Difusos - capital destinado a reparar danos ao meio ambiente, ao patrimônio histórico e artístico e ao consumidor.
ANTT suspende linhas de ônibus da Itapemirim
Suspensão das atividades
Em 17 de dezembro do ano passado, aempresa suspendeu todas as operações, deixando milhares de passageiros sem voos às vésperas do Natal.
Na data em que a ITA interrompeu as suas atividades, a Anac já havia suspendido o Certificado de Operador Aéreo (COA) e a venda imediata de passagens.
À época, a companhia justificou a paralisação das atividades em função de uma "reestruturação interna".
Exclusão em plataforma do governo
A Senacom informou que a Itapemirim parou de responder reclamações feitas na plataforma Consumidor.gov.br - site do governo federal para o registro de queixas de consumidores por falhas na prestação de serviço. Por isso, a empresa foi excluída da plataforma.
Até abril deste ano e antes da exclusão da plataforma, havia 5.033 reclamações registradas contra a Itapemirim Transportes Aéreos. Em 2021, foram 1.624 reclamações.