Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024
PORTO VELHO-RO: A Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb) atuou para manter a limpeza e conservação dos espaços públicos, com um trabalho de mutirão permanente e outras ações pontuais, além da melhoria na estrutura da secretaria e nas condições de trabalho dos servidores.
"Fizemos um trabalho de reorganização e de reestruturação da nossa estrutura, processo que ainda está em andamento. Isso inclui reforma no prédio, novas máquinas e equipamentos, asfaltamento do pátio, aquisição de Equipamento de Proteção Individual (EPI). Isso tudo foi feito com o objetivo de dar mais dignidade aos colaboradores. Melhorar a nossa casa, para melhor atender à população com um serviço de qualidade", destacou o secretário, Cleberson Pacheco.
EQUIPES
De acordo com o secretário, a Semusb atua com seis equipes de mutirão, com 13 pessoas em cada uma, com recolhimento de materiais, pinturas de meio-fio, varrição e roço de mato.
"São direcionados para diversas regiões, realizando operações em 52 praças que estão sob nossa responsabilidade, além de ruas, avenidas e bairros. Há ações fixas em trechos centrais, todas as semanas com serviços. Trabalhando nos turnos da manhã, tarde e também à noite, para dar conta do grande volume de serviço, com o objetivo de deixar a nossa cidade com um melhor aspecto urbano", completou.
Em cada equipe do mutirão, há diferentes equipamentos e servidores. "Contamos com 26 roçadores para atender a cidade e distritos, que integram essas equipes de mutirão".
Cleberson Pacheco enfatizou que "quando a equipe de dia faz uma limpeza, com recolhimento de material, rastelamento e outros serviços, esse material fica sendo acumulado em diferentes locais, para ser recolhido à noite, quando o trânsito está mais tranquilo. Aproveito para pedir que a população colabore com o nosso trabalho, pois manter a cidade limpa é uma obrigação não apenas da Prefeitura, mas de toda a sociedade".
BUEIROS
Outro desafio da Semusb é a desobstrução de bueiros. "A limpeza de bueiros, das caixas coletoras, é um trabalho preventivo importante. Neste ano, foram realizadas 672 desobstrução de caixas coletoras, os famosos bueiros. Esse trabalho, quando necessário, inclui a troca da manilha, que é feito em parceria com a Semob".
De acordo com o secretário, "fazemos as manutenções, mas ainda temos muito por fazer. Temos dois caminhões tatuzões para a limpeza dos bueiros, e em 2024 chegarão dois novos caminhões, com emenda destinada pelo deputado federal Maurício Carvalho. No próximo verão vamos poder fazer muito mais e deixar a rede fluvial mais adequada para enfrentar o período das chuvas".
A Semusb realiza ainda ações de esgotamento de fossas sépticas em Cras, escolas e nos demais prédios públicos municipais.
LIXÃO
A Semusb atuou decisivamente para o fechamento do lixão da Vila Princesa. Porto Velho passa a destinar os resíduos sólidos produzidos em residências, comércio, empresas e indústrias para o aterro sanitário Ecoparque Porto Velho, que opera no KM 16 da BR-319, sentido Humaitá (AM). A medida atende a uma determinação da legislação federal.
"Temos o novo aterro, mais três opções para levar material de entulho de construção e outros. Temos ainda o aterro controlado de Nova Mutum, que funciona de forma plena e atende toda a Ponta do Abunã, União Bandeirante e adjacências. Porto Velho foi a penúltima capital brasileira a adotar o aterro e entramos em um novo momento", informou Pacheco.
Com o fechamento do lixão, as famílias que sobreviviam catando materiais reutilizáveis e recicláveis da comunidade Vila Princesa, foram beneficiadas com a entrega de cestas básicas, por dois meses, e também com o benefício mensal de R$ 1 mil, concedido por seis meses.
LIMPEZA DE CEMITÉRIOS
Outra ação importante da Semusb foi a limpeza dos cemitérios, que receberam um grande mutirão, que contou com roço do mato, varrição, rastelamento, retirada de material e outros serviços. Também foi feita a pintura, iluminação em alguns pontos, reconstrução de parte do muro do Santo Antônio. Uma equipe fixa foi criada para dar a manutenção nos cemitérios.