• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 15 de abril de 2024

Defesa Civil recomenda cuidado com a previsão de chuvas intensas

População deve ficar atenta às situações de risco


SMC

Publicada em: 02/04/2024 09:18:32 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Defesa Civil Municipal, emitiu na segunda-feira (1°) o alerta e recomendação à população sobre a iminência de chuvas persistentes e volumosas para os próximos 15 dias. No mesmo dia, o nível do rio Madeira registrou 13,59 metros.

Durante o período chuvoso a população deve ficar atenta às situações de risco causadas pelo mau tempo. É importante que algumas medidas preventivas sejam tomadas para reduzir o risco de danos materiais e preservar a sua segurança. Por isso, a Defesa Civil de Porto Velho, preparou algumas recomendações para evitar transtornos, principalmente em caso de chuvas fortes e temporais.

A Defesa Civil mantém equipes de plantão para atuarem assim que acionadas, além do sistema de alerta contra inundações que pode ser acionado em caso de risco de inundação nas áreas ribeirinhas. Diante desse cenário, é recomendado que a população se antecipe e adote medidas preventivas para garantir a segurança e minimizar os impactos causados pelas chuvas.

Em caso de emergência ligue 199, da Defesa Civil, ou pelo WhatsApp: (69) 98473-2112. Já o telefone 193 aciona o Corpo de Bombeiros.

O gerente operacional da Defesa Civil Municipal, Anderson Luiz, orienta como agir em casos de chuvas fortes e intensas. “Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia. É importante também que você priorize a sua segurança durante tempestades, portanto, nada de correr para tirar as roupas do varal. Outra dica importante é, se durante uma tempestade de raios o seu carro não correr o risco de ser levado por uma enchente, permaneça dentro do seu veículo, pois ele pode oferecer uma excelente proteção contra raios”.

Outra recomendação é para uso aparelhos telefônicos conectados a fios apenas em casos de emergências. “Caso o poste ou a rede telefônica seja atingido por um raio, a eletricidade pode se propagar até o usuário, atingindo-o como choque. Se você mora ou trabalha próximo a rios e lagos, fique atento ao nível da água, pois você poderá ficar isolado caso o nível esteja subindo. Atente-se também em reunir amigos e familiares, e se abriguem em lugares seguros”, completa.

Lanternas e baterias devem ser mantidas sempre ao alcance pois, caso fique no escuro por falta de energia, serão necessárias. Em se tratando de energia, postes e fios elétricos podem ser derrubados durante o momento de enxurradas, por isso, não fique com os pés na água para que não haja o risco de ser eletrocutado. “Priorize a sua vida, nada de tentar salvar objetos pessoais. Não importa o seu valor monetário, a sua vida vale mais”, acrescentou Anderson Luiz.

A Defesa Civil alerta a população que feche bem as portas e janelas, se houver vendaval, ou descargas elétricas, fique atento às recomendações para essas ameaças. Auxilie crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção próximas a você.


Fale conosco