Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 19 de setembro de 2024
PORTO VELHO, RO: Há dez anos atrás, o então prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif (PSB) deu início às obras de drenagem na cidade com uma novidade que ele afirmava que iria acelerar esse serviço, a troca da utilização de manilhas de concreto, por tubos de PVC.
De acordo com Nazif, essas manilhas de PVC tornariam possível a execução das obras mesmo no período de chuva, além de seres mais duráveis e de fácil manuseio já que se tratava de tubos de seis metros e que poderiam ser carregados por apenas dois trabalhadores.
Dois anos após o início das obras com tubos de PVC, Nazif saiu da prefeitura, derrotado eleitoralmente em sua tentativa de reeleição, dando lugar à gestão Hildon Chaves, que assumiu em 01 de janeiro de 2016.
Em seus quase oito anos de mandato, Chaves aboliu os tubos de PVC nos serviços de drenagem, chegando a troca tubos que já estavam instalados e apresentavam danificações, uma vez que ao invés de licitar esses materiais, a prefeitura fabrica suas próprias manilhas, que são feitas de concreto.
De acordo com a prefeitura de Porto Velho, através de sua assessoria, em nenhum momento houve prejuízo em obras de drenagem por conta das manilhas de concreto em época de chuva, uma vez que as manilhas são fabricadas durante todo o ano, gerando economia à máquina pública.
Ainda segundo a assessoria da prefeitura de Porto Velho, atualmente 70% do asfalto realizado na capital vem de execução direta, uma vez que a estrutura municipal é dotada de usina de asfalto e fábrica da manilha.
Com isso, as manilhas de PVC trazidas por Nazif foram enterradas pela fábrica de concreto adquirida por Hildon Chaves.