Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 8 de janeiro de 2025
PORTO VELHO, RO: Desde o primeiro dia útil de 2025, a Prefeitura de Porto Velho está com uma grande equipe nas ruas executando a Operação Cidade Limpa, um conjunto de ações com foco na limpeza urbana. A ação é compromisso do prefeito Léo Moraes, que busca prevenir as alagações e os prejuízos das famílias porto-velhenses.
As equipes do mutirão de limpeza estão simultaneamente em diversos pontos da capital executando diferentes serviços, como mutirão de limpeza e recolhimento de lixos e entulhos, desobstrução de bocas de lobo, ampliação da capacidade de escoamento dos principais canais de drenagem.
Um trabalho que já alcançou resultados expressivos com aproximadamente 4,5 quilômetros de ruas limpas, cerca de dez galerias desobstruídas, limpeza de 400 metros de canais e cerca de 2 mil toneladas de entulhos removidos.
O trabalho é uma ação conjunta da Secretaria Geral de Governo (SGG), Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) e Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur).
CRONOGRAMA
A Operação Cidade Limpa tem um cronograma amplo de ações previstas para serem executadas ao longo de todo o ano. Porém, até abril, as atividades serão intensificadas, medida que visa evitar as inundações em residências dos bairros mais afetados, como o Lagoinha e Lagoa, por exemplo, primeiras regiões a receber os serviços.
Confira aqui o cronograma completo dos serviços.
Entre as atividades realizadas pelas equipes do mutirão está raspagem de sarjetas, calçadas e canteiros, roço e capina da vegetação, varrição e recolhimento dos resíduos além de identificação e cadastramento de terrenos baldios, que serão limpos e seus proprietários autuados em caso de situações que comprometam a segurança e a saúde da população.
A desobstrução de bocas de lobo também está contemplada nas ações da Operação Cidade Limpa, pois se trata de uma medida primordial para evitar os alagamentos. Neste caso, o trabalho das equipes é voltado para o cadastramento e o inventário dessas estruturas, limpeza e retificação de caixas, substituição de tubulações danificadas e instalação de tampas de concreto e gaiolas protetoras, em caso de necessidade.
O programa prevê ainda a limpeza mecanizada dos canais do Tancredo, Penal, Pantanal e Tanques e os igarapés Santa Bárbara, Grande e Bate Estacas, trabalho com objetivo de ampliar a capacidade de drenagem dos principais cursos d’água, reduzir os riscos de inundações e melhorar o fluxo da água das chuvas, mais recorrentes neste período.