Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 17 de janeiro de 2025
PORTO VELHO, RO: Renata Bryana, de 22 anos, e Maria Eduarda, de 17, obtiveram notas expressivas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 ao discutirem os desafios para a valorização da herança africana no Brasil. Renata conquistou 980 pontos, enquanto Maria alcançou 960, ficando ambas muito próximas da nota máxima.
As estudantes mantiveram uma rotina intensa de preparação, dedicando mais de 8 horas diárias aos estudos.
Renata priorizou a redação e as provas de Ciências Humanas, reorganizando sua rotina e abrindo mão de encontros com amigos para focar nos objetivos. “Eu não gostava de escrever no início, mas percebi a importância da redação e passei a me dedicar semanalmente até criar gosto pela escrita”, contou.
Maria Eduarda, que concluiu o ensino médio em 2024, conciliou escola e cursinho, criando um modelo próprio de redação que relacionava o tema do exame com referências sociológicas e a realidade brasileira. Apesar das dificuldades, a jovem acredita que a prática e a disciplina foram fundamentais para o desempenho. “Minha dica é focar, mas também encontrar momentos para se divertir com a família e os amigos.”
Renata e Maria representam a determinação e o esforço necessários para alcançar bons resultados no Enem, inspirando outros estudantes na busca por uma vaga no ensino superior.