Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 1 de fevereiro de 2025
PORTO VELHO (RO) - O município de Porto Velho se tornou o maior produtor de soja do estado de Rondônia. O anúncio desse feito foi dado pelo presidente da Associação dos Produtores de Soja em Rondônia - APROSOJA, Victor Paiva, durante um podcast veiculado nesta última semana nas redes sociais.
Introduzida no estado de Rondônia por municípios localizados na região do Cone Sul do Estado, como Vilhena, Cerejeiras, Colorado do Oeste e Chupinguaia, a produção de soja se expandiu para os 52 municípios rondonienses, se concentrando na capital, que possui uma das maiores extensões territoriais do mundo.
De acordo com Victor Paiva, Porto Velho já ultrapassou todas as outras cidades de Rondônia no quesito plantação e produção de soja, deixando para trás cidades como Pimenteiras, que até poucos anos atrás liderava o ranking de produção de soja no Estado.
"Há dez anos só tinha soja no Cone Sul, hoje nós temos quatro grandes centros produtores no Estado. Porto Velho é o município com a maior área plantada, passou Pimenteiras no ano passado", relatou Victor Paiva.
A expansão da soja vem crescendo na região conhecida como "nova fronteira agrícola", que fica localizada na divisa do território de Porto Velho com o estado do Amazonas. O grande problema enfrentado pelos produtores ainda é a legislação ambiental, que dentro da Amazônia impõe uma série de impedimentos.