• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 6 de fevereiro de 2025

Prefeitura amplia atendimentos do CEM com mais três especialidades médicas

A Prefeitura está trabalhando para trazer mais médicos especialistas para atender à população


SMC

Publicada em: 06/02/2025 09:45:26 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: O Centro de Especialidades Médicas (CEM), há anos sem atendimentos nas áreas da ginecologia, oftalmologia e cardiologia, foi visitado pelo prefeito Léo Moraes, na quarta-feira (5), que na oportunidade anunciou as primeiras especialidades retomadas para atender à população.

O prefeito afirmou que essas mudanças são apenas o começo, pois segue trabalhando para trazer mais especialistas, não apenas para essa, mas para todas as unidades de saúde e diminuir a fila de espera o mais rápido possível. “Juntos, transformaremos nossa Porto Velho. São novidades que compartilhamos com os profissionais de saúde e a população”, anunciou Léo Moraes.

“Há muito tempo não havia cirurgias de médicos especialistas no nosso município”, comentou o secretário da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Jaime Gazola. “Hoje, iniciaremos as consultas de oftalmologia, consultas de cirurgia geral, de cardiologia, que é uma demanda reprimida muito grande na nossa cidade. Para a população, isso significa qualidade de vida e de saúde”.

Gazola acrescentou que “pacientes que precisavam operar de hérnia e ou vesícula hoje vão ter acesso a essa cirurgia. Significa que pacientes cardiopatas e que teriam risco de infartar estarão com a sua pressão mais bem controlada. Significa maior qualidade e maior tempo de vida do nosso paciente também”, garantiu o titular da Semusa.

PACIENTES

Alberto Almeida Sena, que procurou o CEM para consulta ao ortopedista, comentou que está gostando muito das ações do prefeito Léo Moraes, em seu ponto de vista, está melhorando o atendimento nas unidades de saúde de Porto Velho. Sena elogiou os médicos do CEM, que são atenciosos e prestam ótimas assistências aos pacientes.

O aposentado Roberval da Silva Gomes, que aguardava para ser atendido pelo médico cardiologista da unidade, falou que tem acompanhado o trabalho do prefeito, cuja atenção também está focada no melhoramento da saúde e da qualidade de vida da população. Para ele, a nova gestão à frente da Prefeitura, está transformando Porto Velho para melhor.

Já o agente comunitário de saúde, Pedro Barroso Pinto, acompanhou um paciente de 93 anos, do distrito de São Carlos, para realizar eletrocardiograma, raio-x, no CEM de Porto Velho. “Conseguimos este atendimento pelo empenho da direção da unidade, que graças à gestão do prefeito Léo Moraes, foi retomado. Aproveito e parabenizo o prefeito por realizar, em tão pouco tempo de mandato, um excelente trabalho e quem ganha com isso é a população”, disse.

ATENDIMENTOS

Conforme o gerente do CEM, José Maria Martins, a unidade conta com médicos nas áreas da cardiologia, ortopedia, urologia, nematologia e ginecologia e agora oftalmologia. O atendimento é iniciado a partir das 7h15, quando é feita a triagem dos pacientes. “Estamos gostando muito da atuação do prefeito Léo Moraes, que reativou o atendimento de oftalmo, que estava parado, mas agora atende, segunda-feira pela manhã e à noite e terça-feira à noite. Nesta gestão às ações estão fluindo e temos certeza, se continuar neste ritmo, a saúde vai melhorar muito”.

O médico ortopedista Juan Carlos Muniz Rivas, que se formou em outro estado, mas voltou para Rondônia para trabalhar e oferecer um serviço de qualidade de saúde para a população de Porto Velho, por meio do CEM. Sobre a gestão do prefeito Léo Moraes, doutor Rivas ressaltou que as mudanças são palpáveis e citou como exemplo, a instalação do aparelho de mamografia.

O retorno dos exames de mamografia pela rede pública municipal, após a máquina que presta esse serviço ficar parada por dois anos, é uma das ações que contemplam a série de medidas tomadas pela Prefeitura de Porto Velho visando a melhoria do sistema de saúde municipal.




Fale conosco