Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 21 de fevereiro de 2025
RONDÔNIA - Movido pelo avanço tecnológico que marca as relações de trabalho na vida moderna, o ensino profissionalizante de Rondônia investe em qualificação de ocupações voltadas ao novo cenário do mercado de trabalho.
O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) lança, entre outros cursos presenciais para Porto Velho, Introdução à Inteligência Artificial e Aplicativos Informatizados. As inscrições podem ser realizadas até quinta-feira (20), no link disponibilizado no site da instituição de ensino: https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/inscricoes-para-cursos-presenciais-ate-20-02-2025/
O conteúdo do curso Introdução à Inteligência Artificial compreende os fundamentos, abordagens, tecnologias e aplicações da Inteligência Artificial (IA), capacitando os alunos a reconhecerem seu impacto nas diferentes áreas do conhecimento, bem como os desafios éticos, sociais e econômicos, promovendo uma visão crítica e reflexiva sobre o futuro dessa novidade na vida da humanidade.
No curso Aplicativos Informatizados, o participante se mantém atualizado em relação às novas linguagens e novos programas de computador. Aprende ainda, a identificar equipamentos e acessórios utilizáveis nas atividades administrativas e operar sistemas gerenciadores de banco de dados. As aulas desses dois cursos acontecerão de 24 de fevereiro a 12 de março, na sede da Escola Técnica Estadual (Etec) do Idep, localizada na Avenida Tiradentes, no Bairro Industrial, na Capital.
Tecnologia usada a favor da capacitação profissional
AUTOMAÇÃO EMPRESARIAL
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a qualificação da mão de obra com base nos avanços tecnológicos amplia as chances do trabalhador conquistar mais espaço nas organizações. “Estamos, cada vez mais, diante da automação empresarial, com as empresas utilizando tecnologias, e o trabalhador precisa estar preparado para essa realidade”, salientou.
Capacitação tecnológica representa mais uma motivação para jovens que estão sempre com um pé no futuro, como Christian Silva Eduardo, de 16 anos, que faz o Curso Técnico em Manutenção e Suporte à Informática. “Quando eu era criança já me interessava por tecnologia, assistindo filmes sobre o tema e fazendo pesquisas”, lembra o estudante que tem planos de fazer o curso superior de Mecatrônica. Trata-se da área de engenharia que combina conhecimentos de elétrica, mecânica e informática para criar máquinas inteligentes.
A presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional, Adir Josefa de Oliveira, frisou que cursos com ênfase em Inteligência Artificial são um dos princípios da instituição, que trabalha com foco na inovação e no empreendedorismo. “Inovar é primordial, pois o estudante precisa ter competências para vencer os desafios das constantes transformações do mundo do trabalho.”
CURSOS OFERECIDOS
Sede do Idep:
Técnica de Redação e Arquivo;
Assistente de Vendas;
Introdução à Inteligência Artificial;
Logística Reversa e o Impacto Ambiental;
Produtor de Olerícolas;
Português Instrumental; e
Aplicativos Informatizados.
Polo Orlando Freire:
Norma Regulamentadora – NR 32 (Segurança e Saúde);
Norma Regulamentadora – NR 10 (Segurança e Instalação de Eletricidade);
Penteados de Tranças;
História da Educação;
Ética e Cidadania Organizacional; e
Segurança, Meio Ambiente e Saúde.
Polo Flora Calheiros:
Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho;
Oratória;
Gestão de Marketing;
Maquiagem para Festa;
Flores Gigantes;
Artesanato e Papel – Origami;
Matemática Aplicada; e
Manicure e Pedicure.