• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 26 de fevereiro de 2025

Equipes da Defesa Civil Municipal participam de curso de aprimoramento das técnicas

Curso foi promovido pela Defesa Civil Estadual, de 17 a 21 deste mês...


SMC

Publicada em: 25/02/2025 14:05:27 - Atualizado

Foto: Assessoria

PORTO VELHO, RO - A equipe da Defesa Civil Municipal de Porto Velho participou do Curso de Estágio Básico de Defesa Civil (EBADEC) 2025, no período de 17 a 21 de fevereiro, promovido pelo governo de Rondônia, através da Defesa Civil Estadual.

Com a participação de equipes de outros municípios de Rondônia, o curso teve como objetivo a capacitação e atualização dos conhecimentos dos servidores, visando o aprimoramento das técnicas e estratégias de prevenção e resposta a desastres.

“Sem dúvida, foi muito oportuno para nós, ainda mais nesse momento em que acompanhamos diariamente a cheia do nosso rio Madeira, que dependendo do nível que ele chegar, poderá impactar muitas famílias ribeirinhas. Já temos o nosso plano elaborado, mas não custa nada aprimorar, caso necessário”, disse o coordenador da Defesa Civil Municipal, Marcos Berti.

TÉCNICAS

Dentre as técnicas ensinadas, o grupo aprendeu a importância não apenas de criar, mas também de atualizar o Plano de Contingência (Plancon). Esse plano consiste em um conjunto de procedimentos a serem adotados com o objetivo de minimizar os efeitos dos desastres, caso ocorram.

Outro ponto tratado foi sobre o Plano de Ação, que define todos os procedimentos a serem adotados em diferentes situações de risco. De acordo com a Lei Federal nº12.608/201 (LEI Nº 12.608, DE 10 DE ABRIL DE 2012), compete aos municípios a elaboração de ambos os planos, tendo o apoio tanto do estado quanto da União (governo federal).

As equipes tiveram atividades em grupos, aulas teóricas e práticas, realizaram visitas técnicas ao Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e ao Serviço Geológico do Brasil (SGB).


Fale conosco