Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 26 de fevereiro de 2025
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), está mobilizando uma reunião estratégica para a revalidação do Território Madeira-Mamoré no âmbito do Programa Territórios da Cidadania. O encontro, que contará com a presença de prefeitos, secretários municipais de agricultura e diversas autoridades, ocorrerá no dia 1º de março de 2025, às 9h30, no auditório da Secretaria Municipal de Obras (Semob), localizado na rua Mário Andreazza, nº 8072, Porto Velho.
O Programa Territórios da Cidadania, iniciativa do governo federal conduzida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), tem como foco o desenvolvimento regional sustentável e a inclusão socioeconômica de populações vulneráveis. Dentro deste contexto, está sendo realizada a revalidação dos territórios previamente homologados entre 2009 e 2016, incluindo o Território Madeira-Mamoré, que engloba os municípios de Itapuã do Oeste, Candeias do Jamari, Porto Velho, Nova Mamoré e Guajará-Mirim.
Rodrigo Ribeiro enfatizou a relevância do encontro para o fortalecimento da agricultura familiar e do desenvolvimento rural da região
Rodrigo Ribeiro enfatizou a relevância do encontro para o fortalecimento da agricultura familiar e do desenvolvimento rural da região
Rodrigo Ribeiro, secretário da Semagric, enfatizou a relevância do encontro para o fortalecimento da agricultura familiar e do desenvolvimento rural da região. “Essa reunião é fundamental para garantirmos que o Território Madeira-Mamoré continue a ter acesso a programas e recursos essenciais para o crescimento socioeconômico das comunidades rurais. A revalidação permitirá avançarmos com novas políticas públicas voltadas ao setor e assegurarmos maior inclusão dos agricultores familiares”, afirmou Ribeiro.
CONVOCAÇÃO
A convocação da reunião ocorre em cumprimento à Resolução nº 16, de 10 de junho de 2024, que estabelece diretrizes para a homologação dos territórios no âmbito da Política Nacional de Desenvolvimento Territorial Sustentável. A iniciativa conta com a articulação da comissão provisória criada no último ano, além da Rede Nacional e
Estadual de Colegiados e do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Além dos secretários municipais de agricultura dos municípios envolvidos, participarão da reunião prefeitos, vereadores, organizações da sociedade civil representativas da região, deputados estaduais, federais e federações do setor agrícola em Rondônia.
A Prefeitura de Porto Velho reafirma seu compromisso com o desenvolvimento rural sustentável e convida todas as autoridades e entidades interessadas a se fazerempresentes nesta importante discussão.