• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 14 de setembro de 2025

"O empreendedorismo liberta a mulher", diz Maria Belandi, conselheira da Fecomércio

Através do Instagram @Fecomercio_RO e do telefone (69) 2182-3400 as mulheres interessadas no tema podem acessar a Fecomércio...


Redação

Publicada em: 07/03/2025 13:04:53 - Atualizado



PORTO VELHO (RO) -
 Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta sexta-feira (7) recebeu a conselheira da Fecomércio, Maria Belandi, que falou sobre os desafios das mulheres, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste próximo sábado (8).

De acordo com Maria Belandi, a mulher vem ganhando posição de destaque na sociedade atual, motivo pelo qual a Fecomércio vem atuando no papel de fomentador dessas empreendedoras no estado de Rondônia.

"A meu ver, hoje a mulher precisa apenas querer, nós não temos mais aquelas limitações que existiam, hoje, se eu quiser ser, eu posso ser. Na Fecomércio, todas nós somos tratadas com imensa igualdade, inclusive o nosso presidente nos ouve muito, nos proporcionando a liberdade de sermos aquilo que desejamos ser, fazendo um trabalho de qualidade, assim como em qualquer outra profissão", disse Maria Belandi.

Grupo de mulheres de onze sindicatos que vem se tornando um exemplo para a sociedade, a Câmara da Mulher, é uma novidade que a Fecomércio vem trazendo para as mulheres rondonienses.

"A Câmara de Mulher foi criada para desenvolver o empreendedorismo feminino no Estado e estabelecer as conexões entre nós mulheres do mundo empresarial, buscando o desenvolvimento do espírito associativo, visando fortalecer essas mulheres. Hoje, o empreendedorismo feminino é maioria em Rondônia, as mulheres que desejam empreender podem passar pela Fecomércio. A gente precisa do associativismo; por isso, é necessário que essas mulheres se liguem à nossa Federação, para que justamente a gente fortaleça os nossos sindicatos", falou Maria Belandi.

A busca da mulher na construção de seus objetivos dentro da área do empreendedorismo é uma pauta constante para a conselheira da Fecomércio, que afirma que uma série de ações estão sendo elaboradas para esse tema.

"A pessoa tem que focar e buscar através da educação, dos incentivos, por uma qualificação, dos treinamentos, mulher também precisa alimentar a mente de forma adequada por palestras, seminários, feiras, tudo isso é um papel que vai ser desenvolvido pela Câmara da Mulher", argumentou Maria Belandi.

Para Maria Belandi, o planejamento é fundamental para que as mulheres empreendedoras consigam sucesso em sua jornada, que, de acordo com ela, é um caminho libertador e que salva muitas mulheres do pesado fardo da violência doméstica.

"Fazer um bom plano de negócio é fundamental, montando tudo aquilo que você pretende dentro da estrutura do negócio. Tudo isso precisa ser estudado e focar no seu objetivo, no seu cliente alvo. Quem já tem o seu negócio pode buscar meios de treinamentos e dentro dos nossos coligados podem vir algumas aplicações desses aprimoramentos que se tornarem necessários. Através do empreendedorismo, a mulher consegue diminuir muito a questão da violência, é uma libertação, porque ela não fica mais dependente do marido, adquirindo a sua independência financeira", argumentou Maria Belandi.

A conselheira da Fecomércio finalizou convidando as mulheres a participarem da ação que está sendo realizada em comemoração ao Dia da Mulher no SESC Centro.

"Hoje nós estamos com um evento que é uma vivência que promove atendimento para as mulheres, proporcionando momentos de aprendizado, descontração e empoderamento. Quem tiver interesse basta comparecer a partir das 14h no SESC do Centro", finalizou Maria Belandi.

Através do Instagram @Fecomercio_RO e do telefone (69) 2182-3400 as mulheres interessadas no tema podem acessar a Fecomércio.

Confira a entrevista na íntegra:


Fale conosco