Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 3 de abril de 2025
PORTO VELHO: A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho divulgou, na última semana, um guia para atendimento odontológico na rede pública da capital. Segundo a pasta, o serviço pode ser solicitado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
De acordo com a Semusa, a rede municipal de saúde disponibiliza desde atendimentos básicos até os procedimentos especializados. Confira abaixo como é feita a divisão de serviço:
Segundo a Semusa, os serviços mais básicos ocorrem nas UBSs da zona urbana e rural, onde são são disponibilizados serviços como limpeza, aplicação de flúor, restaurações, extrações simples e mais. O atendimento é realizado através de agendamento prévio, que pode ser efetuado diretamente na unidade de saúde mais próxima ou através do agente comunitário de saúde da área.
Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) são responsáveis por atendimentos intermediários como endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento de gengivas), cirurgias buco-maxilo-faciais, e de pessoas com necessidades especiais (PNE).
Em Porto Velho, a Semusa disponibiliza três pontos de atendimentos especializados de odontologia, sendo dois CEOs na zona Leste e um na zona Sul. Para ter acesso aos serviços, o paciente deve passar primeiro por uma UBS.
O paciente passa por avaliação do dentista da unidade, que, ao identificar a necessidade de um procedimento especializado, faz a solicitação. Com o encaminhamento em mãos, o paciente procura o setor de regulação da própria unidade onde foi atendido para cadastrar o pedido.
Nas Unidade de Pronto Atendimento (Upas) Sul e Leste, o atendimento odontológico ocorre apenas para emergências, casos considerados graves. Nestas unidades são resolvidos casos como fraturas e traumas decorrentes de acidentes, dores agudas, suturas de lábio, língua e gengiva, entre outros casos.
Os atendimentos nas duas UPAS são realizados da seguinte forma: