Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 18 de abril de 2025
PORTO VELHO (RO) - A força da religião evangélica dentro das unidades prisionais em Porto Velho será a pauta do programa Profissão Repórter, veiculado em rede nacional pela Rede Globo nesta terça-feira (15).
Para conhecer a fundo essa realidade dentro das prisões rondonienses, onde uma parcela significativa da população carcerária acaba se convertendo ao evangélio e se batizando em locais improvisados.
A equipe de jornalismo do programa, se deslocou do Rio de Janeiro até a capital rondoniense, onde entraram nas unidades, conversaram com os detentos e pastores que realizam a obra dentro dos presídios, além de conhecer o trabalho evangélico realizado entre os policiais penais.
"Prezamos pela liberdade religiosa. Representantes de todas as religiões podem nos procurar para realizar trabalhos aqui dentro (do presídio), mas a maioria é da igreja evangélica", diz Túlio Rogério, diretor do Núcleo de Assistência Religiosa (Sejus/RO).
Nos últimos meses o sistema prisional rondoniense passou por um momento de colapso com o registro de fugas de perigosos detentos sentenciados, além de graves denuncias de precariedade estrutural das unidades.